sábado, agosto 16, 2014

Eleitorado, dados, estatísticas e mágicas

Francisco Araujo: Elaboração da tabela e faixas. Fonte: TSE
A estatística é uma coisa preciosa e o Maranhão é um lugar de mágicas. Logo a mágica e a estatística se entrelaçam sob o verniz de uma boa escrita. Porém, essas vaidades e falta de profissionalismo não suportam aos dados de realidade. 

Além do que está exposto na tabela, na faixa eleitoral entre 30.000 a 30.999 existem apenas 09 municípios, com média 35 mil votos. Na faixa eleitoral entre 40.000 a 40.999 existem só 05 municípios, média de 45 mil votos. 

Esses 27 municípios conseguem somar 48,35% do eleitorado maranhense, o que cria um quadro onde o restante do eleitorado, 51,65%, fica dividido em uma quantidade enorme de municípios, totalizando 190. 

Ora, qualquer candidato que não tiver um bom desempenho nesses 27 maiores colégios eleitorais, fica em situação de competitividade reduzida. Por exemplo, candidato com desvantagem de mais de 20%. Para recuperar isso não é fácil. Ter um desempenho extraordinário nos 190 municípios restantes é dificílimo, nada favorável em termos de probabilidade.  

Mas, existem mágicas e, mais que isso, idiotas que acreditam nos efeitos do ilusionismo como fato fidedigno. 

Ninguém pode aceitar fraude. 

2 comentários:

  1. Há Municípios pequenos em que o candidato "governista" chega a ter mais de 80% dos votos. Por isso eles se contentam em não perder de muito em grandes Municípios como São Luís e Imperatriz. Agora, se a oposição conseguir dar uma boa surra nessas grandes cidades, já era pro "governista".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Wilson Bello,
      dentre esses 190 municípios.. 83 municípios estão abaixo de 10.000 votos... em termos médio..seria necessário não 80% mas 100% desses votos em mais 35 municípios. Além disso, conseguir mais 50% dos votos desse montante... no atual contexto, não vai nem com uma supermáquina... ninguém consegue alinhar tantos vereadores e prefeitos. A campanha está em andamento já em certos dois anos. A campanha começou para valer muito antes... posições consolidadas o percentual de traição, desistência e debanda já está em uma margem baixa. Só uma brutal e escandalosa fraude reverte isso. Fraude não vamos aceitar...

      Excluir

É uma satisfação contar com seu comentário! Obrigado!

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...