quarta-feira, janeiro 11, 2012

A Pseudo Defesa Civil Nacional

Foto: café com notícias

Temos que reconhecer o esforço e a doação incondicional de alguns indivíduos que se lançam em ajudar diversos cidadãos em situação de risco e calamidade. Toda nossa admiração. 

No entanto, quando tratamos de Defesa Civil de um país, de um plano nacional de emergência, de socorro em massa o nosso Brasil é completamente desprovido disso. Até agora nenhum dos poderes teve a dignidade de reparar essa falha grave e até irresponsável. 

Como um país com essas dimensões e riquezas é tão carente e ineficiente em termos de defesa civil? Inúmeras catástrofes vem ocorrendo ao longo dos anos e as autoridades tratam como se fossem coisa menor. Nos últimos anos elas aumentaram em número e intervalo de tempo menor, mas nada de efetivamente sério foi feito. Nenhum investimento, nenhuma organização administrativa para fazer ter efetividade uma Defesa Civil Nacional.

Em 22/06/2010, em 16/01/2011 foram postados aqui, nesse Blog, textos tratando desse tema. Ambos podem ser republicados integralmente que estão com a mesma atualidade. Isto é, nada foi feito e a situação de tragédia se repete. Veja: http://araujofrancisco.blogspot.com/2010/06/chuvas-e-vitimas-sob-as-sobras-do-verde.html

Atrás disso tem uma malandragem dos poderes locais para captar recursos, a famosa indústria da tragédia. Pois passado esses períodos nenhuma obra é feita para evitar que acontecimentos desagradáveis se repitam. 

Até quando esperar? 


 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...