Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Fevereiro 21, 2011

REFORMA POLÍTICA E ANTI-DEMOCRACIA

Tem sido recorrente o uso das reformas para acalmar os impulsos orgânicos de mudanças. Desde os momentos finais do período autoritário/burocrático, implantado pelos militares, ocorreu uma série de reformas. Reforma administrativa, reforma do Estado, reforma da reforma.
Algumas reformas ganharam grande dimensão nos primeiros  governos civis pós- 1984, sob a tutela da eufórica esperança da redemocratização, foram alardeadas como fórmulas salvadoras. Porém, essas reformas nasceram, viveram e deram frutos a partir do DNA conservador/autoritário. Foram forjadas de maneira a não mudar, em essência, todos os vícios institucionais que mantém o povo sempre a um passo de ter mais poder e efetivar suas demandas públicas.
Desta maneira a esperança e as reivindicações foram “acatadas” de forma a serem dissolvidas, rarefeitas e distorcidas, a fim de garantir a continuidade das formas mais anacrônicas de exercício de poder, que remove as possibilidades reais de constituição um Estado mais republicano …

CADÊ A DUPLICAÇÃO DA BR 135 ?

O texto seguinte foi publicado em 28/02/2009. O tempo passou, mas até o momento não é visível nenhuma obra de duplicação da BR-135. Particularmente no trecho entre o Estreito dos Mosquitos e Miranda do Norte.   Hoje passei por esse trecho e constatei as péssimas condições do asfalto no Campo de Perizes.
A falta de sinalização já é algo antigo. Espanta e torna a viagem cada vez mais perigosa o enfileiramento de carros (como comboio). Sem poder ultrapassar os caminhões carregados, inúmeros carros ficam enfileirados atrás  dos caminhões que, mais lentos, travam o fluxo normal etc. Como tudo... o DNIT aqui também deixa a desejar. Quantas vidas vão precisar ser ceifadas para que essa obra sai do papel?  Cadê esses deputados federais? 




PARA ALÉM DE PERIZES


O trecho entre Itapecuru Mirim e “Periz” de Baixo, na BR 135, já sofre congestionamentos com filas quilométricas. A lentidão do tráfego é provocada pelo aumento do fluxo de automóveis, principalmente os caminhões, as carretas, as vans e devid…