quarta-feira, junho 04, 2014

Vai ter copa e não vai ter copa


Minha opinião sobre a Copa:
Vai ter copa e não vai ter copa.

Vai ter a copa com evento de Estado, onde o Governo vai fazer uso de todos os aparelhos de repressão para assegurar o funcionamento do evento. Vai ter copa como ato de Estado onde manifestações cívicas serão colocadas como conspiração contra o Estado. Vai ter copa como propaganda política explorando o nacionalismo como recurso ideológico autoritário para suprimir manifestações pautadas por valores cívicos baseados elementos fundamentais de cidadania e de democracia. Vai ter copa enquanto renúncia fiscal a favor da FIFA, que agiu como um Governo da Metrópole em uma colônia. 

Não vai ter copa como ufanismo barato. Não vai ter copa como uma festa geral de civismo alienado sem defender direitos fundamentais. Não vai ter copa confundindo cidadania com torcida de futebol. Não vai ter copa sem protestos. 

O legado é que o civismo vai começar a ser vinculado a direitos e causas públicas, a valores republicanos e democráticos e deixar de ser restrito a uma festiva torcida de futebol. Reivindicar democraticamente não é falta de patriotismo, mas defendê-lo no que é fundamental: cidadania.  

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...