quinta-feira, novembro 25, 2010

O PT ESTÁ AÍ MESMO: VIVO


Deixando um pouco de lado os ciúmes, as rixas, invejas e vaidades internas... o PT do Maranhão está vivinho da silva eleitoralmente. O voto na legenda foi significativo e a chapa de deputado estadual, sem coligação formal, saiu-se muito bem. Tal fato não seria muito diferente se tivesse montado uma chapinha para deputado federal (coligação com legendas e candidatos com menor peso eleitoral). Muito provável que a chapinha viabilizasse a eleição de outro candidato além de Dutra. Teria sido bem melhor para os candidatos Monteiro e Terezinha. Mas, isso aí é tudo que Sarney não queria, pois afetava a parte principal do seu plano de sobrevivência: ter com larga vantagem as vagas de deputado federal.

Há quem ache que a coligação PMBD/PT montada pelo senador Sarney era só para pegar os minutos e com isso barrar a ameaça Flávio Dino. Seria um lance pequeno demais para tanto esforço. Só isso não atenderia todos os itens de sobrevivência de seu grupo. O campo da disputa eleitoral precisava ficar mais limpo para seus candidatos ao Senado e necessitava eleger o maior número de deputados federais possíveis. Pois é assim que o senador fica municiado para barganhar junto ao Planalto e, a partir de lá, recriar as condições de sua permanência. (As condições locais serão discutida em outra oportunidade)

Como vai ser o amanhã do PT no processo eleitoral de 2012? O PT não está tão fraquinho e sem munição eleitoral como muitos pensam. O PT está, nesse aspecto, bem vivinho, mesmo com uma condução tortuosa... Para uma posição significativa em 2012 basta um mínimo de unidade. O PT vai ter um tempo maior de televisão, tem três deputados estaduais e manteve o seu deputado federal, posição que nenhum outro partido vermelho vai ter em 2011. Seria um equívoco ficar apenas na condição de legenda auxiliar de partidos sem a densidade parlamentar e eleitoral do PT.

Só falta um pouco de bom senso para o PT ter uma participação brilhante em 2011, principalmente na disputa eleitoral pela prefeitura de São Luís. Nome competitivo o partido tem...

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...