quarta-feira, março 10, 2010

QINGDAO: O AVATAR MARANHENSE COMUNISTA

Qingdao é uma elegante e bonita cidade chinesa, banhada pelo Mar Amarelo, situada na província de Shandong. Serviu às provas náuticas das Olimpíadas de Beijing 2008, especificamente, as competições de vela. Com uma população próxima a 2 milhões e meio de habitantes, tem uma história bastante interessante e diversificada. Esteve sob o domínio alemão de 1898 a 1914. Os alemães fizeram diversas obras de melhoria da infraestrutura: escola, hospital, estrada de ferro, porto, banco etc.No período da presença alemã houve emissão de papel-moeda visando o controle do mercado financeiro. A marca da presença alemã ficou na arquitetura, que foi preservada. Ficando de um lado as edificações modernas e de outro as edificações antigas (um tipo de centro histórico). Os japoneses ocuparam a cidade e ficaram lá de 1914 até 1922, mas marcaram muito mais pela violência.

Olhei as fotos, as imagens da cidade Qingdao e a achei linda... Lembra muito São Luís. O mapa de Qing Dao lembra o mapa do Centro Histórico de São Luís. Olha essa foto panorâmica: de um lado a cidade antiga, as construções antigas e do outro lado a parte moderna... É como se você estivesse da Praia Grande olhando para o São Francisco e para a “península” da Ponta D’Areia.

O início da povoação de Qingdao data de 6 mil anos atrás. Foi de seu porto que partiu a frota enviada pelo primeiro imperador da dinastia Qin, Qin Shi Huang Di (259 a.C a 210 a.C), em busca de uma lendária ilha, onde habitavam seres imortais. O imperador era obstinado pela imortalidade, queria se perpetuar de qualquer jeito. Seus alquimistas, após fracassarem na elaboração do elixir da imortalidade, fizeram-no buscar a imortalidade em tal ilha. Foi esse imperador que fez os famosos guerreiros de terracota, ao todo 7 mil, para guardarem seu mausoléu na vida pós-morte.

A frota enviada não voltou e o imperador morreu sem saber se a ilha encantada tinha ou não sido encontrada. Mais uma vez encontramos semelhanças com São Luís... Sem dúvida, aqui é uma ilha encantada e de seres imortais! Vejam onde foi parar a nau do Imperador Qin Shi Huang Di... Mundinho pequeno!


 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...