domingo, fevereiro 05, 2012

FESTIVAL NO CARNAVAL – GUARAMIRANGA- CEARÁ



Para quem quer viajar e curtir jazz/blues no período de Carnaval o Festival de Guaramiranga (CE) é uma boa opção. 

Sobre a cidade 
(as informações abaixo foram retiradas do site):  http://www.portalguaramiranga.com.br/  

"Guaramiranga:  palavra originária do tupi, que significa "Pássaro vermelho", está situada à 110 km de Fortaleza, com acesso pela CE 060 (Fortaleza-Baturité-Guaramiranga) e CE 065 (Fortaleza-Palmácia-Guaramiranga). O município serrano encontra-se à 865m de altitude, totalmente inserido na Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité, com temperatura que varia entre 18 e 25ºC. A paisagem proporciona um clima úmido e vegetação típica de mata atlântica intensificada pelas cores das flores nativas da região, surpreende seus visitantes com uma visão diferente do Ceará. "

As informações abaixo foram retiradas do site: http://www.jazzeblues.com.br/

"Em Fevereiro tem 13º Festival Jazz & Blues (CE)

O Festival acontece em Guaramiranga (Carnaval - 18 a 21/02), Fortaleza (24 a 26/02) e Sobral (25/02) com shows pagos e gratuitos.

No Carnaval, o jazz e o blues vão compor a trilha sonora de milhares de pessoas em Guaramiranga, no Ceará. É a 13ª edição do Festival Jazz & Blues, que começou em 2000 como um evento inusitado, deu certo e conquistou um lugar cativo no calendário cultural brasileiro. Hoje, a pequena cidade serrana, com menos de 6.500 habitantes, é destino certo de mais de 12 mil “foliões às avessas” de todo o país. Eles buscam diversão com boa música, interpretada por grandes instrumentistas nacionais e internacionais. Tudo isso, usufruindo também da beleza natural de um dos mais belos destinos turísticos do Ceará.

O 13º Festival Jazz & Blues acontece de 18 a 21/02 (Carnaval) em Guaramiranga. Na quarta-feira de cinzas desce a serra, para mais shows em Fortaleza, de 24 a 26/02 e Sobral, 25/02. Serão muitas horas de boa música em shows, ensaios abertos, conversas com instrumentistas e outras atividades.

Em GUARAMIRANGA no Carnaval

Este ano, o Carnaval jazzístico terá entre as atrações nomes dos EUA, Cuba, Israel, Bélgica e Brasil. Para os shows das 17h e 21h: Omar Puente (Cuba), Jaques Morelenbaum e o Cello Samba Trio (RJ), Atiba Taylor (EUA) com Artur Menezes (CE), Gadi Lehavi Trio (Israel) com Ravi Coltrane (EUA), Yamandu Costa (RS), The L.X.G. (EUA), Roberto Taufic e Eduardo Taufic (RN), Grupo Solar com Tatiana Parra (SP), Marco Lobo (BA/RJ), Gabriel Grossi (SP), Cainã Cavalcante (CE) e Puro Malte (CE). Também às 17h acontece o Toca Jazz, programa destinado a apresentações musicais dos alunos participantes das Residências Artísticas, acompanhados por seus professores. Para esquentar as jam sessions, de meia noite às 3h da manhã, o palco do Festival é do projeto Casa do Blues, com a banda De Blues em Quando, o guitarrista e cantor Felipe Cazaux (CE) e a banda Blues Label (CE).

A exemplo de 2011, os ensaios abertos (16h), shows (17h e 21h) e jam sessions em Guaramiranga acontecerão na Cidade Jazz & Blues, uma estrutura de 1.500m2, dos quais, 850 de área coberta, erguida na rua principal, no espaço do campo de futebol. Na Praça do Teatro Rachel de Queiroz, a principal da cidade, diariamente às 15h haverá o Café no Tom, que é um bate-papo com uma das atrações do festival.

No Ginásio da Praça da Prefeitura acontecerá nos quatro dias, às 10h, oficina de Cortejo com o músico Vanildo Franco. É de lá que sai o Cortejo, às 16h, no sábado e terça de Carnaval. Em Pacoti, cidade vizinha a Guaramiranga, diariamente no Campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE) haverá um seminário aberto ao público, que inclui um curso de história do jazz às 10h e palestras às 14h tendo como enfoque a carreira do músico, abordando mercado cultural, redes sociais, gravação de CD e formação de coletivo de música. De toda a programação do Festival na serra, apenas os shows das 21 horas têm venda de ingressos.

Guaramiranga localiza-se a 110km da capital, na Área de Proteção Ambiental do Maciço de Baturité, com cachoeiras e a beleza da flora característica da Mata Atlântica. Fica a 865 metros, com temperatura amena que pode chegar a 15º.

Em FORTALEZA e SOBRAL após o Carnaval

Depois do Carnaval, o Festival Jazz & Blues aporta em Fortaleza (24 a 26) e Sobral (25), levando para o público das duas cidades grandes shows, com acessos pagos e gratuitos, em espaços diversos, reafirmando a proposta do Festival de difundir a boa música, formar plateia e estimular novas gerações de instrumentistas no Ceará. 

Dois desses shows acontecem durante o Carnaval em Guaramiranga. Gadi Lehavi Trio (Israel) com Ravi Contrane (EUA) se apresentam em Fortaleza no Teatro Via Sul (24) e em Sobral no Theatro São João (25). Também no dia 25 o cubano Omar Puente é atração no Teatro Via Sul. Quem abre e fecha a programação pós-Carnaval em Fortaleza é o carioca Danilo Caymmi. No dia 24 ele faz um duo com o violonista Flávio Mendes no Cuca Che Guevara e no domingo, 26, apresenta com banda o show de lançamento do novo CD, Alvear, no Anfiteatro Flávio Ponte (Volta da Jurema).

FORMAÇÃO MUSICAL

Nos meses de dezembro e janeiro 600 estudantes e arte educadores de 21 cidades cearenses participaram gratuitamente de Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical (16h/aula), que integram o projeto Música é para a Vida. A atividade é uma parceria da Secretaria da Educação do Estado (SEDUC), com a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural e o Festival de Jazz & Blues, e tem a coordenação pedagógica do professor Heriberto Porto, do Departamento de Música da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

A ideia do projeto Música é para a Vida é dar a alunos e professores da rede pública a possibilidade de acesso ao amplo universo da música, através de um programa que contempla desde a sensibilização para iniciantes até a formação mais aprofundada para alunos já familiarizados com a prática instrumental, conciliando formação artística, inclusão social e protagonismo juvenil.

Dentre os 600 participantes destas oficinas, 100 alunos e 20 arte educadores participarão de Residências Artísticas que acontecerão no Campus de Educação Ambiental e Ecologia da UECE, em Pacoti, de 11 a 17 de fevereiro, semana que antecede o Festival na serra. Das Residências também vão participar 10 estudantes de música da UECE. Entre os professores das Residências Artísticas, estão quatro das atrações do Festival Jazz & Blues. São eles, o belga residente em São Paulo Henri Greindl (Grupo Solar), o pianista Eduardo Taufic (RN), o percusionista Marco Lobo (BA/RJ) e o multiinstrumentista cearense Cainã Cavalcante. Também são professores das Residências os músicos Widor Santiago, Miquéias dos Santos e Ricardo Pontes.

Após a realização das aulas e práticas de conjunto, os alunos continuarão seu processo pedagógico, permanecendo na serra para participar do Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga e do seminário em Pacoti durante o Carnaval. Acompanhados por seus professores, os alunos terão a oportunidade de participar de uma programação variada, composta por oficinas, cineclubes com documentários sobre música, além de conferir grandes shows e de se apresentarem no fim de tarde na Cidade Jazz & Blues.



QUEM FAZ O FESTIVAL

O 13º Festival Jazz & Blues é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Patrocínio: Instituto Votorantim, Indaiá, Cagece, Governo do Estado do Ceará, Banco do Nordeste e Richester. Apoio Cultural: SP Combustíveis, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Assembleia Legislativa do Ceará e Prefeitura Municipal de Fortaleza. Promoção: Diário do Nordeste. Realização: Via de Comunicação e Cultura e Ministério da Cultura, Governo Federal, Brasil País Rico é País sem Pobreza.

SERVIÇO

13º Festival Jazz & Blues – Guaramiranga (Carnaval - 18 a 21/02), Fortaleza (24 a 26/02) e Sobral (25/02). Apenas os shows das 21h em Guaramiranga e os shows no Teatro Via Sul, em Fortaleza, têm venda de ingressos: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia). O restante da programação nas três cidades tem acesso gratuito. A programação está disponível no www.jazzeblues.com.br. Info: 85-3262.7230.

Pontos de Venda - Shows às 21h em Guaramiranga (Cidade Jazz & Blues): À venda em Fortaleza nas lojas Meia Sola (Shoppings Bambuy, Iguatemi, Aldeota e Varanda Mall) e na Bilheteria Virtual (www.bilheteriavirtual.com). Shows às 21h em Fortaleza (Teatro Via Sul): À venda a partir do dia 03/02 na bilheteria do teatro (Via Sul Shopping). 

Jazz & Blues nas redes sociais:
facebook.com/festivaljazzeblues
twitter.com/jazzebluesce
youtube.com/jazzebluesce




INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA
DÉGAGÉ
Jornalistas Resp: Sônia Lage e Eugênia Nogueira
85-3252.5401 / 8699.1783 / 9989.5876 (Sônia)

23/01/2012 "

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...