terça-feira, outubro 19, 2010

290 JOVENS PRESOS: A QUESTÃO DA PREVIDÊNCIA

MAIS DE 290 ESTUDANTES FORAM PRESOS NA FRANÇA EM SEIS DIAS DE MANIFESTAÇÕES. A onda de protestos contra a reforma da previdência tem sofrido repressão do Governo. Os jovens secundaristas, que ainda não chegaram ao mercado de trabalho, e diversas categorias estão ocupando ruas. A estimativa é de mais de 800 mil pessoas por ato. Diversos serviços estão paralisados e pode faltar combustível.

Até agora Sarkozy, presidente da França, insiste em manter o projeto de reforma que eleva a idade de aposentadoria, que passa de 60 para 62 anos de idade. A votação desse projeto está marcada para quarta feira no Senado francês.

O Governo francês alega que a expectativa de vida aumentou e que a previdência vai quebrar se não elevar a idade de aposentadoria. Os trabalhadores em atividade e os jovens que sonham em entrar no mercado de trabalham são contra tal medida. Mais de 70% da população apóia os manifestantes.

ENQUANTO AQUI...

No Brasil a expectativa de vida tem aumentado nos últimos 20 anos. A população envelheceu mais e nossos aposentados não têm um padrão bom. Para a grande massa dos nossos aposentados e pensionistas a situação é difícil. Recebem valores irrisórios e uma grande parte volta a buscar uma vaga no mercado de trabalho, mesmo como subempregado.

No Brasil, os dois candidatos à Presidência da República, estranhamente, ainda não abordaram com seriedade essa questão. Pois temos milhões de jovens desempregados, jovens que vivem de um estágio a outro sem nunca se efetivarem, sem ter formalizada sua situação profissional e empregatícia.

Essa ocultação da situação da Previdência no Brasil por parte dos candidatos soa como alerta de perigo. A omissão dessa questão nos debates não deve ser mero esquecimento. A Previdência é um problema hoje na maioria dos países. Por que não se discutiu nada sobre isso até agora? Nesse ponto, tudo indica, deve ter uma profunda concordância entre PT e PSDB. Jovens brasileiros desempregados... fiquem atentos!

Foto tomada de empréstimo da: France24.

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...