quinta-feira, agosto 27, 2015

Onde as prioridades nunca significam Prioridade: o caso Areinha


O universo social é complexo, muito complexo. Mas, entre um estudo e outro desse campo, estudiosos trazem à luz aspectos relevantes dessa complexidade. Dentre esses aspectos reveladores estão as tendências (não é futurismo, nem certeza) existentes dentro de certos contextos. 
Vamos logo ao ponto... A Areinha é um bairro de São Luís próximo ao Centro Histórico e fica ao lado da Madre D'Deus. Nesse bairro existe uma das maiores concentração de oficinas mecânicas e de lanternagem da cidade, além de várias lojas de revenda de automóveis, tribunais, agências bancárias, condomínios e diversos motéis. Fica situado em uma área com três avenidas: Africanos, Vitorino Freire e a antiga Kennedy.

Porém, o bairro possui duas enormes "valas" (esgoto a céu aberto, provável que tenham sido rios) por onde escoam todo tipo de dejetos, além do esgoto doméstico. Tudo indo in natura para dentro da barragem do Bacanga.  Não é uma situação criada recentemente, não é. Essa área precisa de melhorias há décadas. Ao longo de décadas e décadas, de sucessivos governos (estaduais e municipais), de governos de múltiplas colorações, discursos e ideologias... a Areinha permanece assim. A Areinha nunca entrou com prioridade em programa nenhum de saneamento . Nenhuma melhora urbanística a área recebeu. Existem inúmeras carência nesse bairro, precariedades, mas nada disso parece ser prioridade aos olhos dos que assumem o Poder. 
Nas bordas dessas valas... encontramos diversas formas alternativas de ganhar o pão, complementar a renda e ter um abrigo. 

É preciso olhar e enxergar essas pessoas e suas necessidades, não perseguir ou ignorar. 
E, primeiramente, criar melhores condições de lazer para as crianças... As crianças daqui não merecem pracinha, parquinhos etc.? 
Essa quadra... foi mais um desses projetos que foram quase feitos. Pois é, são décadas assim em ruínas, sem nenhuma melhoria. Mesmo assim é nesse local que as crianças e adolescentes do bairro buscam jogar futebol e brincar. 
São Luís e o Maranhão seguem a tendência de embelezar onde já é belo e deixar o resto ao acaso.  
Apesar de tudo... e de todos que atravancam o caminho...a vida é sempre mais. Como diz o velho Maquiavel: "o tempo arrasta tudo". 



 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...