sexta-feira, maio 01, 2015

1 de maio e a existência: o que se comemora?


#1ºMAIO. Eu comemoro o ócio, mais que isso, a liberdade. O que comemorar de um indivíduo sentenciado a um esforço, a uma subordinação que não serve a outra coisa a não ser sua precária subsistência? Isso não é prazer, mas sofrimento. Prazer mesmo é dado pela liberdade. Desde a Antiguidade trabalho era perda de liberdade. Laboratore eram os escravos da antiga Roma. 

Só a liberdade da sentido à luta. Só a anarquia é a luta prazerosa. 

Não há o que comemorar com a condição da dor. O tripalium continua, só mudou o verniz. 

"A condição prévia é a expropriação dos trabalhadores dos meios de obtenção e sua necessidade de concorrer às oportunidades de ganho mediante trabalho assalariado, isto é, a proteção, por medidas coativas, da apropriação dos meios de obtenção por parte dos grandes proprietários. Em oposição à coação direta ao trabalho, descarrega-se assim naqueles que procuram trabalhar, além da preocupação com a reprodução (família), também uma parte da preocupação com a seleção (segundo a aptidão para determinado trabalho)." (Max Weber- Economia e Sociedade).

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...