terça-feira, março 31, 2020

VOU TRATAR DE VÍRUS



VOU TRATAR DE VÍRUS
1- 65,6% das Famílias que ganham de 1 até 10 salários mínimos estão endividadas (dados de outubro de 2019). 63,8% dos brasileiros (adultos) inadimplentes (dados de novembro de 2019).
2 - 12,3% milhões de brasileiros desempregados (trimestre encerrado em fevereiro de 2020).
3 - Leito hospitalar para cada 1 mil habitantes Brasil está abaixo de 3. Enquanto nos USA 3 e Alemanha 8,2. A OMS recomenda de 3 a 5 para cada 1 mil.
4 - 13, 5 milhões de brasileiros vivem na extrema pobreza (renda mensal de ATÉ 145 reais).
5 – Temos mais 60 mil homicídios por ano (já temos mortes demais).
6 – A existência no Brasil da supremacia do interesse corporativo e privado sobre o interesse público.
Então vamos falar mais de vírus.
a - Estamos lutando para NÃO AMPLIAR uma DESGRAÇA JÁ EXISTENTE.
b – As ações que ESTÃO PROMETENDO fazer agora para "salvar" a economia JÁ deveriam ter sido implementadas bem ANTES. Inclusive nos governos anteriores. O Governo não está investindo massivamente na retomada do crescimento da economia.
C - Uma MASSA DE BRASILEIROS JÁ SOBREVIVE SEM DINHEIRO E SEM EMPREGO. A NOVIDADE será essa massa MORRER DE UMA SÓ VEZ.
D – Outros FATORES que podem complicar nosso caso:
I - POPULAÇÃO JOVEM GRANDE PODE AGRAVAR A SITUAÇÃO. Porque mesmo que o percentual de jovens internados AQUI se mantenha igual aos países ricos, VAI impactar muito a oferta de leitos hospitalares e agravará a situação do atendimento médico. Ainda mais pelo fato do jovem ter prioridade. Na hora de escolher para quem é o ventilador o jovem vai ter vantagem sobre o idoso.
II - A população de IDOSOS em EXTREMA POBREZA é significativa. Muitos estão em uma casa lotada e de poucos cômodos (o que dificulta um isolamento vertical). Os que vivem sozinhos também são os mais vulneráveis mesmo quando o isolamento é horizontal, porque eles precisam sair.
III - No seio da população pobre brasileira existe um contingente significativo de DEPENDENTES QUÍMICOS, que podem potencializar o contágio. Como manter um dependente químico em quarentena é um desafio a mais (de saúde pública). Situação bem diferente da europeia.
IV - OS BANCOS PRIVADOS são as entidades com os maiores lucros e estas entidades não estão sofrendo nenhuma pressão e nem recaiu sobre elas qualquer medida para contribuírem para o esforço de enfrentamento da crise. OS PEQUENOS E MÉDIOS EMPREENDEDORES NÃO ESTÃO ACHANDO LINHAS DE CRÉDITOS VIÁVEIS NESSAS ENTIDADES. Isso vai prejudicar a economia e gerar mais desemprego. POR QUE NINGUÉM AGE CONTRA A GANÂNCIA DOS BANCOS PRIVADOS?
V - A brutal desigualdade no Brasil se perpetua ao lado da manutenção de privilégios. Aposentadoria de juízes e desembargadores acima do teto, além de inúmeros auxílios (moradia) para essa categoria. Gasto excessivo com o corpo parlamentar (vereadores, deputados estaduais, deputados federais, senadores) nos três níveis (Municípios, Estados e União). Um contingente excessivo de cargos comissionados etc. Custo elevadíssimo com eleições em dois em dois anos, além da absurda existência do FUNDO PARTIDÁRIO. Tudo isso compões um fator fortíssimo de retirada de recursos para investimento em setores essenciais como a saúde, segurança, educação e produção.
VI – O Brasil NÃO ESTÁ REALIZANDO TESTES ORIENTADOS PARA SERVIREM DE AMOSTRA COM VALIDADE ESTATÍSTICA. Contar somente os que chegam nos hospitais não dar dados seguros para futuras tomadas de decisões. Esses testes precisam ser feitos pautados em uma boa estratificação por região, por segmento social por faixa etária, sexo e renda. Isso vai dar um quadro mais realista da velocidade e do tamanho do contágio junto à população.
VII – Com base no que foi dito acima. É temeroso a suspensão da quarentena logo no início do mesmo de abri. Não há dados seguros que mostre a amplitude do contagio nesse momento. Podemos jogar todo esforço feito até aqui por água abaixo.
VIII – Bolsonaro é um enigma ou traz um enigma.
A saidinha (rolezinho} de Bolsonaro nos arredores de Brasília apesar de ser considerada uma atitude absurda por muitos (eu até concordo com isso), mas ela é extremamente lógica, uma lógica interna ao bolsonarismo, isto é, ao selo que ele se transformou para um segmento do povo brasileiro. Bolsonarismo foi o encontro de uma personagem de peça publicitária com segmentos sociais deixados sem referência no sistema representativo, da ausência de respostas efetivas às necessidades reais acumuladas?  O que é isso que nos parece absurda, mas que está no nosso meio?
Bolsonaro saiu para testar para si mesmo o seu lastro de popularidade, apostando todas as fichas no enredo da personagem que encarnou na sua campanha: o destemido, que bate de frente, que quer todo mundo armando enfrentando os bandidos.  Bolsonaro é um notório despreparado para o poder Executivo Nacional, mas não é um político inexperiente e não deve ter sobrevivido 28 anos desconhecendo completamente o jogo do poder.  É provável que Bolsonaro tenha saído em campanha pela permanência à frente do poder, vide o comitê criado e composto por um de seus filhos.  Além do seu séquito, a quem pediu a volta ao trabalho, para mais quem ele quis se dirigir?
Observação: ontem (segunda-feira) diversos estabelecimentos abriram mesmo não sendo de serviços  essenciais.
Da fala do Bolsonaro no rolezinho é significativo quando ele diz: “Eu não sou general, mas estou na linha de frente”. “Vamos lutar como homens e não como moleques.”
Por outro lado, na coletiva dada pelo Ministro da Saúde, após o rolezinho do Bolsonaro, alguém perguntou ao ministro Mandetta se ele se sentia ameaçado de demissão ou se pensava em deixar o cargo, a resposta foi dada de imediato, mas pelo Chefe da Casa Civil, Braga Netto, que é um general. A resposta da por Braga Netto foi firme e clara: “Não existe essa ideia de demissão do ministro Mandetta. Isso está fora de cogitação no momento”.  
Quem fala por quem? Quem já governa e com o aval de quem?   E por que o Bolsonaro parece ser contrário aos atos da equipe de seu próprio governo? Há uma força operando para manter o Bolsonaro dentro da racionalidade institucional? Qual a posta real de Bolsonaro em termos de poder?


 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...