Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Junho 21, 2013

Algozes. Pura ficção

Pura Ficção. Para descontrair um pouco. 
Algozes é um país fictício.. no continente qualquer de um planeta distante. 
Tudo em Algozes tem um valor superior, menos a vida, o respeito e a garantia de direitos para todos. Algozes é um exemplo nítido de distanciamento social, de extremas desigualdades entre ricos e pobres.
Algozes já começou a garantir a distribuição regular de pão para quase todos os miseráveis, mas sem diminuir os privilégios dos ricos e dos poderosos. Sem diminuir realmente as desigualdades sociais. Os que passaram a ganhar mais pão continuam sem assistência médio-hospitalar, sem educação de qualidade, sem serem assistidos por políticas públicas abrangentes e eficazes na promoção da cidadania. Os trabalhadores permanecem com baixa qualidade de vida, não gozam de transporte de qualidade, segurança, saneamento, acessibilidade etc. Os setores que foram privatizados para oferecerem melhores serviços e mais opções de aos usuários viraram agências especializadas em práticas de le…

A incrível mágica de reduzir a história da particpação política à história dos partidos

O Brasil vive um momento fecundo e desalojador de crenças e noções naturalizadas...  Acho pertinente, diante de alguns dilemas envolvendo partido, perguntar: Quando surgiram os partidos? Não existiam formas legítimas de participação política antes dos partidos? Não existia política antes dos partidos surgirem? Partido e ter partido é restrito a sigla registrada no TSE? Ser parte é só por partido? O que li dos registros históricos... não me levam a respostas do tipo SIM, SIM, SIM...O que é um partido atualmente na prática?