domingo, outubro 13, 2013

Círio de Nazaré 2013: a força da FÉ


O Círio de Nazaré , sem dúvida, um dos maiores atos marianos e uma das maiores manifestações religiosas do Mundo. Mais de 2 milhões de pessoas colocam-se diretamente no ato da procissão. É uma corrente volumosas e prolongada de fiéis que toma ruas e avenidas. São horas e horas de puro movimento pela Fé. 

Passa uma multidão antecedendo a procissão, depois uma massa mais compacta junto da berlinda e logo depois vem mais outra multidão seguindo a berlinda. Enquanto isso, outra multidão enche as calçadas, circulam pelas ruas transversais e paralelas. 
A força extraordinária da fé deixa visível que o indivíduos sociais jamais poderão ser resumido à ideia de uma razão, tão pouco essa razão pode ser resumida a um fim ou propósito fixo e único, ou a um propósito na forma de um a priori. 


A Fé mostra que existência social sempre nos possibilita ser múltiplos, empurrados para a concretização de algo que nos transcenda enquanto um só e em um só momento. Se a arte já inquieta, a fé inquieta muito mais, pois nada parece ser possível de uma única explicação ou explicação minimamente suficiente. 
O Círio não é um ato de uma úncia religião, pois existem crentes de outras religiões que participam desse ato de fé. Observar as pessoas, mesmo as que estão nas calçada "só olhando", para identificar a pluralidade. 

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...