terça-feira, dezembro 23, 2014

2014 e os órfãos do Mandonismo Cubano e Maranhense


Em Cuba 2014 termina com inúmeras perguntas sobre o futuro dos Castro. O futuro de Cuba o povo cubano dará o feitio. Os Castro lideram a marca de maior longevidade de oligarquia, mas agora o tempo deu sinais que vai parar sua contagem a favor e iniciar a cronologia de algo novo. Por agora, só cabe afirmar que a reaproximação com os USA deixa inúmeros órfãos. Os primeiros são os que passaram anos denunciando e combatendo o regime dos irmãos Castro. Agora vai caducar os ataques a Fidel e ao regime cubano. Do outro lado, estão os órfãos do regime, aliados e convictos defensores da revolução e os fiéis seguidores dos comandantes da revolução. Em igual situação de caduquice das já habituais armas de combate ao imperialismo ianque. O ano termina com a certeza que a vida desses dois extremos não será mais a mesma, apesar de Cuba permanecer. 

No Maranhão, especialmente na ilha onde está  capital do estado, é nítida a desorientação dos que tinham como profissão ser anti-oligarquia, anti-sarneísmo. Assim como existem sarneístas por esperteza e conveniência, existem os anti-Sarney por conveniência, esperteza e lucratividade. Essa turma não perde tempo e rapidinho vão reorganizar suas formas de barganhar e de prestar "serviços". Os que sempre se lançaram por paixão e afinidades restará a nostalgia, a recorrência a um passado épico cheio de glórias no combate contra ou a favor da oligarquia. Esses órfãos são os mais sentimentalmente afetados pelo tempo que muda.

É.. E como dizia o velho Marx: tudo que é sólido se desmancha no ar. Também os Castro, os Sarney, os anti-Castro e os anti-Sarney. 

O tapete curto: dimensões éticas e os governos do PT

Começo com uma repetição: o PT não é o primeiro e nem o único partido à frente do governo ase envolver em escândalos por conduta criminosa contra a coisa pública. Mas o PT foi o único que construiu uma forca com as próprias tripas.

A última disputa presidencial ficou evidente que para uma parcela significativa do povo a corrupção é extremamente relativa, tanto e a tal ponto de preferirem a continuidade de um governo sob várias denúncias de crimes contra o patrimônio público, com inúmeros indícios de pilhagem do Estado, na forma de um sistema de propinas envolvendo empresas estatais e diversos setores empresariais e políticos. 

Não há como, em uma República, o responsável por uma pasta alegar como defesa o desconhecimento do acontece no órgão que chefia. Entre tantas responsabilidades existe a de prestar conta dos rumo da entidade sob sua responsabilidade. Como subordinados chegaram a tal grau de autonomia e de livre ações dentro desses órgãos? Que tipo de controle existe em empresa que diretores transacionam cifras astronômicas sem serem incomodados ou repreendidos? Qual a prestação de contas existente aí? Quem contabiliza e para o quem? 

O PT faz o laço arrochar toda vez que tenta se justificar a partir dos erros alheios e na tentativa de estabelecer uma verdade com auto-justificação. Nesse esforço tem criado um discurso agressivo de linchamento moral e de patrulhamento ideológico contra a oposição, o contraditório é visto como inimigo e indigno de criticar. O que o PT acusa os adversários, em geral, tem aparecido como uma prática dele mesmo projetado nos seus opositores. Na maior parte ultrapassa o que comumente poderia ser uma ideologia e entra em um espécie de esquizofrenia. 

Ao longo dos anos o PT pregou democracia e ética. Depois de assumir o Governo, nesses últimos doze anos, acumulou atos de negação da virtude cívica, elevando o prejuízo sobre coisa pública e as continuadas tentativas de inibir o direito de oposição. O PT insiste em não ver erros e ter a exclusividade de saber tudo sobre todas as coisas visando unicamente a perpetuação no poder. O PT está convencido que tudo pode ser justificado e relativizado na esfera do poder, desde que se crie convencimentos, mesmo que recorrendo à exploração do medo. 

Cadê as cinco medida contra a corrupção anunciadas no final da campanha eleitoral de Dilma? A faxineira não se deu conta de que a sujeira não cabe toda debaixo de um  tapete. O que pode ainda fazer o PT para se manter no poder? 







 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...