Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Dezembro 23, 2014

2014 e os órfãos do Mandonismo Cubano e Maranhense

Em Cuba 2014 termina com inúmeras perguntas sobre o futuro dos Castro. O futuro de Cuba o povo cubano dará o feitio. Os Castro lideram a marca de maior longevidade de oligarquia, mas agora o tempo deu sinais que vai parar sua contagem a favor e iniciar a cronologia de algo novo. Por agora, só cabe afirmar que a reaproximação com os USA deixa inúmeros órfãos. Os primeiros são os que passaram anos denunciando e combatendo o regime dos irmãos Castro. Agora vai caducar os ataques a Fidel e ao regime cubano. Do outro lado, estão os órfãos do regime, aliados e convictos defensores da revolução e os fiéis seguidores dos comandantes da revolução. Em igual situação de caduquice das já habituais armas de combate ao imperialismo ianque. O ano termina com a certeza que a vida desses dois extremos não será mais a mesma, apesar de Cuba permanecer. 
No Maranhão, especialmente na ilha onde está  capital do estado, é nítida a desorientação dos que tinham como profissão ser anti-oligarquia, anti-sarneís…

O tapete curto: dimensões éticas e os governos do PT

Começo com uma repetição: o PT não é o primeiro e nem o único partido à frente do governo ase envolver em escândalos por conduta criminosa contra a coisa pública. Mas o PT foi o único que construiu uma forca com as próprias tripas.

A última disputa presidencial ficou evidente que para uma parcela significativa do povo a corrupção é extremamente relativa, tanto e a tal ponto de preferirem a continuidade de um governo sob várias denúncias de crimes contra o patrimônio público, com inúmeros indícios de pilhagem do Estado, na forma de um sistema de propinas envolvendo empresas estatais e diversos setores empresariais e políticos. 

Não há como, em uma República, o responsável por uma pasta alegar como defesa o desconhecimento do acontece no órgão que chefia. Entre tantas responsabilidades existe a de prestar conta dos rumo da entidade sob sua responsabilidade. Como subordinados chegaram a tal grau de autonomia e de livre ações dentro desses órgãos? Que tipo de controle existe em empresa que …