quinta-feira, agosto 04, 2011

SARNEY: O LEITOR INCOMUM


“Porque nem eu nem ninguém fazemos as coisas de que nós gostamos. O que gosto de fazer realmente é de ler e de escrever. Passei 25% da minha vida lendo.” José Sarney (Revista Isto É, Nº Edição: 2154, 18 de fevereiro de 2011 – Isto é Entrevista)

O senador Sarney, declarou à revista Isto É que passou 25% da sua vida lendo. O repórter nem os editores deram muita importância para esse dado, mas trata-se de algo fenomenal. Uma marca incomum. O senador José Sarney é Para homem de 81 anos isso significa que leu 177.390 horas. Média de 06 horas por dia. Tarefa complexa e exaustiva, pois dentre os 81 anos de vida 50 anos correspondem a sua vida pública (de político).  

Quantas horas das 24 horas foram destinadas ao sono? Quantas horas foram destinadas aos encargos de parlamentar e chefe do executivo?

Alguns cálculos (não muito certificados) apontam a Bíblia como composta de 773.693 palavras. Cálculo de difícil exatidão, pois depende da tradução e das variações da quantidade de livros existentes, a exemplo da diferença entre católicos e demais cristãos, onde 07 livros não são consensuais. Portanto, tomaremos esse número apenas para efeito de exemplificação. Por outro lado, temos a leitura com seus tipos e ritmos. Vamos adotar aqui a seguinte classificação expressa em palavras por minuto (p.p.m) da BIRCHAM: Leitura de Estudo (250 p.p.m); Leitura Rápida (400 – 800 p.p.m) e Leitura de Exploração (500 – 1.500 p.p.m).

Esclarecimentos feitos, vejamos...
O senador tem 177.390 horas de leitura. A leitura da Bíblia gastaria 51,57 horas, arredondando 52 horas, adotando a Leitura de Estudo (mais lenta). Tais números nos levam ao seguinte dado: o montante de leitura do senador Sarney corresponde a ler a Bíblia 3.411 vezes. Isso não é para qualquer mortal...

Conclusão: O senador Sarney além de ser um Cidadão Incomum (segundo  o ex-presidente Lula) também é um Leitor Incomum.

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...