Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Janeiro 23, 2013

As catracas do tempo e outros sentimentos

A sincronia dos mecanismos dos relógios, as engrenagens que quantificam o tempo não dizem o que o tempo é. Não qualifica seu conteúdo. O conteúdo do tempo possui inúmeras catracas, múltiplos significados, sentimentos e infinitos ritmos.  As qualidades que o tempo  detém não pedem sincronismo eletrônico ou mecânico de qualquer marcação quantitativa do tempo.  Qual o real tempo de duração de uma dor? Quanto tempo de duração tem uma frustração? Quando um sofrimento é cedo ou tarde? Alguém pode adiantar ou atrasar uma tragédia? Não.
A qualidade do tempo não-cabe e cabe em segundos ou simplesmente torna as quantificações irrelevantes. O conteúdo do tempo não está fundindo com o espaço. 
O que importa se a consumação de algo dure um segundo ou 54 anos (?).  Quando a questão é qualitativa a solução não é uma recompensa quantificável, mas o gesto de consideração pode ser concretizado em poucas e simples palavras. Muitas vezes é algo impossível de ser convertido em coisas palpáveis.  Pode ser só u…