domingo, julho 29, 2012

Pin-Up e os arrumes da imagem



Nas Décadas de 40, 50 a ilustração tinha espaço central em todas as revistas e comerciais americanos, o artistas Gil Elvgren (1914-1980) virou um ícone desse estilo. Fez peças que até hoje encantam. Gil Elvgren colocou as mulheres de forma sensual e inocente dentro de um mundo em que a nudez era total heresia. A piscada foi uma das marcas de sua ilustração, nas pin-up girls. Curvas e volume caracterizavam as belas de Elvgren.

Mas, observando as modelos e os cenários sobre os quais produzia, fica fácil perceber como o artista fazia seus ajustes e as curvas originais da modelo eram alteradas para o resultado desejado. Isto é, o “photoshop” não inventou o “melhoramento” para produzir a imagem mais aceitável do grande público. No entanto, Elvgren não era um mero aplicativo, um software pronto para downloads intermináveis, mas um artista e em Arte.


Durante a minha infância vi revistas americanas na casa de minha tia, uma de suas clientes a levou para que ela olhasse uns modelos de roupa, elas continham inúmeros Pin Ups comerciais de diversos produtos. Fiquei encantado, um espanto. Vi que não era foto e me perguntei: como fazem isso tão bem feito? Salve a bela e boa ilustração. 

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...