quinta-feira, junho 24, 2010

Personalismo, égoïsme et envie dans la salle à manger


O atraso e a velhice “política” no Maranhão não está só na permanência da família Sarney no poder, mas também no predomínio de um modelo arcaico de oposição. Esse modelo de oposição tem um ethos mandonista aos moldes do sarneísmo.

Horas passam e alguns pensam que o poder chegará numa caixa estilo chine-box. Acreditam que há um disk-vitória, um serviço express de tomada de poder.

Dois terços dessa dita oposição é nitidamente igual aos que aí estão no poder. Mesmo que seus próceres balbuciem discursos pousando de socialdemocratas ou progressistas liberais, o viés é o mesmo. São arcaicos conservadores. Uns são frutos genuínos da extrema direita ruralista produzida pelo udrnismo.

Movidos pelas vaidades pessoais e presos aos cânones mandonista, esses senhores, dessa parte da oposição, autoproclamam-se proprietários da libertação do Maranhão e tentam ofuscar ou podar tudo que germina diferente desse círculo vicioso. Não são mais do que arremedos invertidos do que dizem combater.

Hoje o maior adversário da candidata Roseana não é esse aglomerado de egos de oposição (os 2/3), mas a rejeição. Essa parte "oposicionista" está mais a favor da continuidade dos Sarney do que propriamente contra.

Vejamos o que a oposição arcaica conservadora (os senhores donos da oposição), no auge de suas vaidades (e até falsidade) está fazendo em prol dos Sarney: 1- inventam a cada instante uma nova candidatura aos postos majoritários; 2- tentam desestabilizar ou minimizar as reais opções de enfrentamento da oposição; 3- não há foco comum nem mesmo sobre aspectos eleitorais; 4- inconsistente conciliação de interesses.

Os dados mais volumosos dessa indisfarçável operação pró Sarney de “oposição” está nessa descabida quantidade de candidatos ao Senado. Será que eles não sabem que essa eleição majoritária é de maioria simples e que não tem segundo turno? Pulverizar os votos contra os Sarney favorece os candidatos pró Sarney. Alguém acredita que não sabem disso?

Outro dado é o empenho em não deixar Flávio ampliar o número de partidos em prol de sua candidatura. Quanto menor for a coligação pró Flávio, melhor será para eles. Será que o segundo turno é uma certeza? Será que não sabem o que é 50% mais 01 dos votos válidos? Votos válidos!!!!

Essa operação visa desarticular o que é mais potencialmente perigoso à candidatura de Roseana e enterrar politicamente Jackson para ficar com seu espólio. Que bico grande!!!!

Foto: Troca de geleadeira Velha por geladeira Nova. Av. dos Africanos. É tudo da lei!

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...