sábado, abril 10, 2010

A VANGUARDA DO ATRASO



Depois de um árduo exercício de reflexão (eu tentei fazer, não sei se consegui) formulei as considerações seguintes:

1- Não tenho a menor capacidade de entendimento e discernimento. Capacidade cognitiva zerada. Explico: não consigo ver a óbvia coerência da aliança PT e os Sarney (a sigla partidária pouco importa). Não consigo ver como essa aliança é imprescindível para eleição de Dilma. Se a questão maior é a aliança com o PMDB, por que isso não recebe a mesma importância ou é relativizada em colegios eleitorais como Minas Gerais, Pernambuco etc?

2- Quem sabe mais sobre a campanha de Dilma:

a)(  )- Dilma que fez uma ilustração de dobradinha com o governador de Minas, Antonio Anastasia, do PSDB. Ontem, a pré-candidata do PT tentou acalmar os “chocados” do PMDB com o seguinte pronunciamento: “Ninguém pode ser autoritário com o eleitor. Eu respeito o que o eleitor fizer e, sendo assim, você não pode dizer como ele deve votar”;
b) (  ) - Os sarneysistas petistas, que juram firmemente que a aliança do PT com os Sarney é puramente visando à vitória de Dilma, diferentemente da candidata, não reconhecem que quanto mais aliados ela tiver em cada estado, melhor chance terá diante de Serra.

Por que essa fórmula de Dilma não se aplica aos eleitores que votaram contra a aliança do PT com os Sarney? O pensamento de Dilma não deve ser levado em consideração?
Por favor, ajudem-me a entender.

3- Ontem, o jornal O Estado do Maranhão, em sua primeira página (capa), deu destaque para os petistas que vão ocupar duas secretarias no governo de Roseana. O mais brilhante da nota está na adjetivação dada aos novos comandados da governadora (off-sufrágio): “RESPONSÁVEIS E RACIONAIS”.
Mirem, por favor, isso deveria ganhar um Nobel. Mais uma vez vi o quanto sou limitado. Percebi que tudo aquilo que Hannah Arendt, Merleau-Ponty etc. escreveram sobre a razão e a racionalidade não tem nenhum significado diante da intelligentsia de O Estado do Maranhão. Arendt tentou demonstrar, agora vi que foi inútil, que a racionalidade pode assumir uma forma instrumental e ser utilizada tanto para atos considerados positivos como negativos. Exemplifica sua afirmação com a violência praticada pelos nazistas. Quando nega a violência como um produto puramente do instinto, natural, a filósofa evidencia certa racionalidade e instrumentalidade na violência.
Merleau-Ponty, por seu lado, fez sérias considerações sobre a unicidade raciológica apregoada e defendida. Queria chamar atenção para as múltiplas racionalidades. Enfim, deixemos quieto...

A responsabilidade é algo muito relativo e só pode ser aferida com base em um sistema de referências. Mudando a perspectiva de quem avalia, a responsabilidade passa a ser atenuada, acentuada ou isenta. Por exemplo: Se os petistas no governo Roseana fracassarem, a responsabilidade vai ser de quem? Como o jornal O Estado do Maranhão irá publicar isso?
Será que os mais RACIONAIS E RESPONSÁVEIS serão RESPONSABILIZADOS sozinhos? Eu vou fazer um “achismo”: se for um sucesso os créditos vão para a Governadora (guerreira, preparada e competente), mas se tudo for um fracasso os créditos vão para o PT. Isto é, para todos os petistas, mesmo os que agora são classificado como menos responsáveis ou racionais. Não é de duvidar que esse jornalista, mais tarde, quando estiver no olho da rua, diga que estava só cumprindo ordens. Isto é, repetirá a mesma fórmula dos carrascos nazistas quando interrogados nos tribunais. Vide HannaH Arendt.

4- No jornal O Estado do Maranhão (de ontem) também encontrei uma crítica ao pronunciamento de Dilma (entrevista dada pela candidata à rádio Itatiaia), afirmando que a candidata tinha causado desconforto etc. na base aliada. Na verdade, a coluna dizia que ela não sabia se expressar e que o seu estilo não agradava aos partidos da base. Traduzindo: não agradava os mandões e oligarcas do PMDB.
Essa coluna criticando o pronunciamento de Dilma é um favor à campanha dela? Será essa ajuda que Dilma terá da família Sarney durante toda a campanha? Ou é só para ratificar o caráter imparcial desse jornal?
Essa coluna é uma reprodução de O Globo. 
Não fiquem adimirado quando parte do PMBD assumir, no segundo turno, a outra candidatura. Quem Sarney Filho irá apoiar no segundo turno?
O DEM vetou aliança com o PT em todos os estados da federação. Ora, DEM é dos Sarney, o PMDB é dos Sarney, certo?! Como ficará esse sarneísmo petista aliançado com o DEM? Ficará! Aì o que vale é o regimento da família e não dos "partidos"! Portanto, a conclusão mais próximas que cheguei foi que os sarneysistas estão no PT, não é o PT que está no sarneysismo.

5- A família Sarney só sabe fazer campanha para um partido: a família Sarney.
Dilma será a preocupação maior da família? Ajudem-me! Meu cérebro não alcança tamanha complexidade.

6- No mesmo dia e no mesmo jornal já citado... li que o senador José Sarney assumirá a Presidência da República protocolarmente.
É?! Qual a necessidade disso? Um presente de despedida? Lula vai ter essa coragem?

Isso ocorrerá mesmo diante do FICO de José Alencar (?): "Eu decidi não me candidatar a nada, vou cumprir meu mandato até o último dia, se Deus quiser, e descerei a rampa como subi".
Quem quer enterrar a candidatura de Dilma?
A dificuldade de Dilma está no Sudeste, onde estão os três maiores colégios eleitorais do Brasil, que são maiores com larga margem númerica. Alguém sabe a rejeição da família Sarney nessa região?
Imaginemos o seguinte: um ato protocolar efetivado, um só, pelo senador ocupando a Presidência e que, analisado pela imprensa, seja publicado como danoso e de favorecimento pessoal... Pergunto: Onde vai parar a candidatura de Dilma?
Imaginem um "ato protocolar" tentando atingir as investigações da Polícia Federal sobre os familiares do senador... Ok! O que vai ser da Dilma candidata?

7- Não consegui ver, nessa “inclusão” do sarneysismo petista no governo Roseana, uma chegada atrasada da vanguarda política ao poder, infelizmente. Sem dúvida, trata-se de uma vanguarda, mas do atraso!

Quero deixar claro que respeito o direito de todo e qualquer cidadão de fazer suas opções, mas não posso deixar de fazer a demarcação do campo político a que me filio, milito e acredito, até o momento! Sempre apostei naquilo que acredito!

Anselmo foi Pró-Reitor de Waldir Maranhão que, por sua vez, foi Vice-Reitor de César Pires e que vai ser substituído na Secretaria de Educação por Anselmo. Isso faz sentido... Moral da história: o Anselmo é um membro orgânico.

Cortar cabelo onde só tem o diário oficial (twitter impresso) da família Sarney para ler... resulta nisso. Puzt! Que corte de cabelo caro!

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...