terça-feira, setembro 22, 2009

ÍNDIO NÃO QUER SÓ TOMADA




Mais um seqüestro-manifesto feito pelos índios Guajajaras em busca de direitos. Desta vez a reivindicação é por energia elétrica.
Apesar de o Estado reconhecer a diferença étnica e cultural, os índios são nacionais e o Brasil nunca aceitou a tese de um Estado multinacional. No entanto, os índios ainda não gozam nem da metade dos direitos assegurados aos demais cidadãos brasileiros. Especialmente aos serviços básicos e essenciais. No Maranhão, esse quadro, com tantos outros relacionados aos direitos de cidadania, é ruim.
O absurdo dessa situação é o volume de recursos federais destinados ao Maranhão para o programa “luz para todos”. Mesmo as redes elétricas passando próximas as aldeias, os governos nunca enxergaram os índios como portadores desse direito. Para completar o inexplicável absurdo o presidente da Cemar disse que a culpa são das “pontes, que não agüentam os carros cheios de postes”. Quem disse que os postes só podem ser transportados de caminhão ou os caminhões só podem transitar cheios? A questão é o descaso e a invisibilidade imposta aos direitos dos indígenas. Assim, esse nacional vai permanecendo sem face cidadã.

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...