domingo, junho 14, 2015

Tirando o nível de uma administração

A água fica empoçada na entrada do condomínio ... a boca de lobo bem próxima, mas falta o uso do nível




















Na construção civil tem um recurso que já ultrapassa milhares de anos: o nível. Tirar o nível, bater nível são expressões conhecidíssimas de mestre-de-obras, pedreiros, ajudante de pedreiro etc. Pois é, o nível serve exatamente para medir os desníveis do terreno etc. etc. Essa percepção das variações da superfície do solo.. que qualquer pessoa consegue perceber, mesmo não tendo noções de edificação, não sendo topógrafo ou engenheiro... Porém, nas obras da prefeitura de São Luís nem perceber o nível topográfico conseguem. Nem mesmo em uma "obra" de recapeamento asfáltico de um rua e "construção" de sarjetas. Quem quer testemunhar é só caminhar pela rua Aririzal (Cohama/Eldorado). 

Na Aririzal o chão está pintado, sinalização das faixas foram feitas (com inúmeras estranhezas). Mas não foi muito além disso. Os pedestres vão continuar sofrendo para caminhar: calçadas de diversos níveis (uma com quase 80 cm de altura), desalinhadas (umas mais para dentro da pista ou mais recuadas). Não bastasse isso, as bocas de lobo continuam quebradas, sem tampas e (pasmem) fora do nível. Essa gestão é tão fora de nível que não consegue perceber que água desce pela força da gravidade.  Alguém tem que dizer que a água que escorre na rua não está sob os mesmo mecanismo como a excreção da urina (não existe nas ruas um sistema nervoso autônomo). 

Sarjeta. Que sarjeta foi feita? Passar uma camada de cimento entre o meio fio e a borda da pavimentação... só isso não faz sarjeta alguma. 


Por que esses políticos daqui sempre acham que podem fazer qualquer coisa e de qualquer jeito? Por que eles acham sempre que nós não merecemos o que preste, algo de qualidade? Por que esses nossos políticos sempre nos desmerecem tanto com tanta omissão, falta de vontade e sempre nos impondo "obras" miseráveis? 

Esse nível de administração não pode continuar... de jeito algum! 

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...