Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Agosto 1, 2011

Brazilian Football: Deterioração de uma paixão

Reclames e múrmuros contra a CBF surgem de tempos em tempos, mas sem obter o eco necessário. Parece que o silêncio acompanha a CBF. O que leva a crer que sua parceria com os grandes meios de comunicação produz uma invisibilidade e uma blindagem sem precedentes.
A entidade controladora do futebol brasileiro acaba não sendo investigada por nenhum dos grandes da comunicação do país. É uma caixa preta, sem nenhuma transparência e regida por um controle oligárquico.
Essa oligarquia do futebol tem ampla articulação com os poderes políticos em cada estado. Mix de negócios milionários que ficam sem as devidos controles fiscais. Se a Confederação não inspira confiança, as federações estaduais muito menos.
No rastro dessa forma de ser da CBF está também a deterioração de um patrimônio cultural brasileiro: a torcida pela seleção. Forma ímpar e singular de manifestação de nacionalismo. Pois é no período de Copa do Mundo que importantes símbolos nacionais são apaixonadamente movidos pelo povo: bandei…