Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Março 20, 2010

FRICÇÃO PREPUCIAL E INÉRCIA POLÍTICA

Os últimos dias foram inundados por teses e manifestos sobre as possíveis coligações para a disputa eleitoral de 2010. Algumas escritas de próprio punho e outras produzidas com punhos terceirizados. Em uma variação que vai do misticismo ao hiper-realismo futurista. Todas histórico-socialmente válidas.
Considero-as importantíssimas, mesmo não concordando ou não me filiando a todo esse arsenal de hipóteses, suposições, previsões etc.
No entanto, o jogo político não reside numa fé sem ações, sem intervenção efetiva na realidade e tão pouco em conjecturas sem base empírica. Não é um concurso das mais belas palavras, não é um concurso literário. Jogar é conhecer primeiramente as regras do jogo. O bom jogador tem que buscar incessantemente os meios da vitória e saber usá-los. Só a ocasião não basta, é preciso ter capacidade de aproveitá-la eficazmente. Maquiavel deixou uma lição, ainda não absorvida no estranho universo da classe política maranhense, especialmente na fração anti-oligarquia, q…