sexta-feira, maio 23, 2014

o Ibope e a irônica "euforia" petista

Quem diria... mas aconteceu: petistas divulgando nas redes sociais o resultado da pesquisa Ibope. Não era só a euforia que manifestavam com a tal recuperação de Dilma, mas ante a convicção na precisão dos dados do Ibope. Irônico demais, pois durante décadas o PT se disse vítima da manipulação dos dados e das pesquisas viciadas do Ibope. Quem não lembra o Lula se vitimando de tais pesquisas? Agora parte do petismo e todo o petralhismo eufóricos com o Ibope. Detalhe: eles nem fizeram questão de ver a margem de erro  que é de 2% (para mais e para menos). 

O esboço de um empate técnico foi evidenciado.
Dilma 37% (abril) , este mês 40%. Esse tal crescimento está praticamente dentro da margem de erro ( 2%) que pode ser para mais e para menos. 

Aécio 14% (abril), este mês 20%. Está significativamente fora da margem de erro. 
Campos 6% (abril), este mês 11%. Está um pouco fora da margem de erro. 

Somando todos os candidatos o percentual é 37% contra 40% de Dilma. A imprensa e a Globo, em particular, deu ênfase na vitória de Dilma em primeiro turno. Na verdade o que fica bem visível com essa margem de erro é que o segundo turno já ficou mais que provável... Dilma parece que está estacionando. 

Surpreendente mesmo são os 3% do pastor Everaldo do PSC. Quem é ele? 

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...