domingo, agosto 10, 2014

São José é um exemplo de grande pai



Hoje é um dia... de data festiva. Depois da internet há dia para tudo e sem que se saiba quem instituiu tais dias. Foi o Congresso, a Assembleia, a Câmara, a ONU...? Quem tem definido esses dias alusivos a tudo? Porém, mesmo com a contestação de alguns setores, hoje é dia dos pais. Como data comemorativa tem uma grandiosidade simbólica no tocante ao reforço do ideal de filiação, de laço afetivo duradouro, orientação e proteção.

A ideia de paternidade reforça a necessidade da socialização, o que não ocorre com o indivíduo sem o outro. E é certo que isso se trona mais fácil quando alguém efetivamente assume a responsabilidade de contribuir nesse processo. A mãe é o outro corresponde desse ideal. A fórmula mais ampla desse ideal foi institucionalização da família. 

Na minha opinião, e é só mesmo uma opinião, São José é modelo perfeito de Pai. Aquele indivíduo que assume o compromisso, cumpre o dever de cuidar, proteger e orientar um outro indivíduo em formação. São José não só fez isso, mas fez sem nenhum pressuposto biológico, sem deter-se aos condicionantes culturais da época, muitos severos por sinal. Aceitou a mulher grávida como esposa, mesmo sabendo que o filho não era seu. Em um só lance salvou a vida da mulher e da criança. O sentimento de humanidade de José lhe garantiu ser pai de um grande Filho. 

No dia dos Pais, desde 2000, tenho a honra de agradecer o meu filho por ter me dado essa ideia de Pai. Foi ele, com seus olhos, que me fez ver o sentido de pai. Ele não só me fez ser pai, mas me permitiu perceber a ideia de pai a partir do olhar do filho. 

A todos os homens (e também mulheres) que abraçaram essa causa, essa missão de ser Pai com nobreza e dignidade... mesmo diante das diversidades, colocando essa responsabilidade acima de ambições e vaidades pessoais, meus parabéns! Grande Abraço! 

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...