quarta-feira, março 03, 2010

Xiiiiiiiiiiiii BATEU UM SILÊNCIO




Nos últimos dias bateu um “não sei”, um silêncio muito grande no meio das oposições maranhenses. De repente... análises, diagnósticos e projeções sumiram. Nem palpite está sendo divulgado. Blogs nem postam mais nada sobre a disputa pelo Palácio dos Leões. É uma espécie de “Cada qual no seu quadrado”. Um “deixa quieto” enorme.

A sensação é que no Maranhão não vai ter mais disputa, ou melhor, não vai ter eleição. Disputa mesmo há tempos não existe. Disputa implica na existência de alguns elementos que nem sempre se fazem presentes nas eleições por aqui. Será que vai virar um palancão? Um W.Ozão? Uma ciranda casuística? Tem muita gente que tem muito a perder, principalmente, no que é da rés da publica (no municipal, no estadual e federal).

O palancão é viável e os donos do poder aceitarão, com certeza. Por que? Porque assegura uma vitória tranquila e de baixo custo. Existem muitos cargos disponíveis e muitos serão beneficiados e pouquíssimos, só os mais chatos ou detestáveis, ficarão de fora. Vejamos a prateleira: 2 vagas para senador, 18 para deputado federal, 42 para deputado estadual, X secretarias, X+Y cargos de segundo e terceiro escalões, N diretorias, assessorias etc. Sem falar dos contratinhos, ótimos para acalantar o baixo clero. A prateleira está surtida. Tem de tudo nesse armazém...

Porém, isso é só um exercício de pessimismo. Como disse Gramsci: “pessimismo da inteligência, otimismo da vontade. Em cada circunstância, penso na hipótese pior, para pôr em movimento todas as reservas de vontade e ser capaz de abater o obstáculo."

OBs.: A foto peguei no Blog do Bressanhe. Obrigado!

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...