Pular para o conteúdo principal

O bezerro de cornos dourados e a lama

Questores, Edis e Tribunos da Plebe são condições impróprias para a in-res publica maranhense, onde sobram devaneios e falta bom senso.

Enquanto o Maranhão permanece com índices gritantes de miséria, os arraiais revelam a verdadeira preocupação pública dos ocupantes do poder político. Se há inexistência de recursos para hospitais, escolas, saneamento, estradas, asilos e para pagar salários dignos aos professores, médicos e policiais, o mesmo não acontece para as farras e desvarios luxuosos.

No arraial da Lagoa foi criado um camarote Real, exclusivíssimo, ornamentado nos mínimos detalhes: resplandece os cornos dourados de um boi, que pode ser batizado como o bezerro de ouro da heresia sobre responsabilidade pública. O camarote ficou parecendo um palco elevado, dando um ar de teatralidade: um arremedo decadente de teatro nô (o shite é espírito errante e nostálgico, que porta a máscara). A arrogância está se convertendo paulatinamente em ridícula demência.


Mas o bezerro de ouro tem pés de lama, basta ver o esgoto a céu aberto em uma das entradas do arraial da Lagoa. In natura a cloaca escorre para poluir o mar e revelar que o glamour de Realeza é mise en scène, que não suporta o peso do arraial real. Onde 900 mil famílias sobrevivem de bolsa família e apenas 1,47% dos domicílios apresentam moradores com renda mensal per capita acima de R$ 2.550, os domicílios restantes amargam a faixa de 0 a 4 salários mínimos. Sendo que 26,51% dos domicílios estão com renda até R$127,50, quase o triplo da média nacional de baixa renda. A grande maioria da população ainda não experimentou o grau mínimo de qualidade de vida produzido pelo processo civilizatório ocidental: água tratada, escolarização média, esgoto, ruas calçadas, limpeza pública, atendimento médico, fossa, alimentação regular...

Como explicar tamanhas riquezas? O campeão de vendas de carros? A venda acelerada de apartamentos caríssimos, acima do valor do mercado sul/sudeste? Resposta: é a lama e os baixos salários (na parte visível). Para completar a escola de samba Beija Flor de Nilópolis vai levar ouro para brilhar no carnaval do Rio. São Luís vai comemorar 400 anos de construção sobre fezes.


No mundo LED do “governo” o sinal está verde para o desenvolvimento, mas, no mundo real,  o sinal há tempos está fechado para nós, que nascemos, crescemos e estamos envelhecendo sob a égide desse horror.envelhecendo sob a égide desse horror
PS.: O idealizador e construtor desse camarote Real é o mesmo que comanda a CAEMA...que deveria cuidar do saneamento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AÇÃO DIRETA E LEGÍTIMA DEFESA PACÍFICA

Green Politics must become the Politics of the Regions – all the Regions, from the celestial to the subterranean. Let the next Gathering of the Greens conduct all its business in poetry. This will foreshadow the day when America will be Green. Even better, the day when for a small fee we do an international name exchange and America becomes a large frozen island, while Green Land extends from sea to shining sea. The day when Green Politics rules. The day when the President pantomimes the Inaugural Address and sings the State of the Union in falsetto. The day when the Supreme Court sits naked in powdered wigs and hands down rulings in Pig Latin. The day when the Congress throws a multi-party and dances all the Laws out of existence.(Trecho do The Surre(gion)alist Manifesto , John P. Clark)
É preciso ultrapassar as formas mórbidas e dilacerantes da política atual. Não adianta só as contestações, enquanto persistir seus mecanismos genocidas e desumanizantes é necessário agir diretamente s…

Governo de Flávio Dino rumo ao último biênio

Tive uma educação libertária, isso já é suficiente para não adorar ídolos, heróis e nem acreditar na doutrina da "vanguarda revolucionária", o que entraria em conflito direto com as percepções e entendimentos que tenho sobre o que é História. Logo não tenho vocação a discípulo, a servo, a escravo e nem a puxa-saco ou lacaio. Minha torcida é cívica e republicana pelo governo, pela governabilidade e governança que, cumprindo os parâmetros de governo da lei, responda às necessidades do povo e aos negócios públicos com responsabilidade, competência e publicidade.
Em democracia a crítica e a contestação são direitos do cidadãos não é uma dádiva do governante. A contestação e o reclame não precisa de um aceite prévio ou concessão do ocupante do poder. Assim, a esfera da democracia guarda tensões e um certo nível de dissenso. A discordância não precisa estar fundamentada ela é. Isso difere de acusações em atos e procedimentos que configurem como crimes. A crítica, longe de ser uma …

Ação Penal 470 - Filhos do Brasil

                                         Por  Washington Ribeiro Viégas Netto*

"Quando o homem inventou a roda, logo Deus inventou o freio. Um dia, um feio inventou a moda, e toda a roda amou o feio". Zeca Baleiro.

Tenho acompanhado com especial atenção o julgamento do mensalão pela nossa mais alta corte de justiça, o STF. Penso que o resultado ali proclamado nos dará uma medida atual do quanto já nos distanciamos da pecha “república de bananas”; forma de governo que ainda persiste em países destas latitudes. No decorrer de todos esses anos em que tramita o processo, tem sido uma rara oportunidade de o Brasil reafirmar a força e solidez de suas instituições, soberanamente constituídas, quando confrontadas com um, ao que tudo parece, projeto de poder que, por meio de um conhecido método de aparelhamento estatal, tentou um processo de clivagem dessas mesmas instituições. Porém, antes mesmo de iniciado o julgamento, acredito que o saldo é favorável ao Brasil. O Supremo é composto d…