sábado, janeiro 01, 2011

A PRIMEIRA PRESIDENTE DA REPÚBLICA E A PRIMEIRA RAINHA DE UMA REPÚBLICA.


A realidade é dialética, contraditória, mas não necessariamente com a unidade dos contrários, tal como pensou Marx e muito mais ainda seus seguidores apóstolos. A realidade é dialética, porque também encarna paradoxos, as alteridades, o caos etc.

O Brasil é uma realidade que sempre pôs os paradigmas nos seus limites. O país foi inventado pós-moderno, fazendo-se nação fora dos  tradicionais paradigmas de nacionalidade etc.,etc.

Nesse momento inaugural, quando o Estado brasileiro, na forma republicana, recebe pela primeira vez uma mulher na Chefia do Estado e na Chefia de Governo, uma presidente,   o que  celebra a continuidade democrática do país, presenciamos, por outro lado, um paradoxo democrático/republicano: o Maranhão sagrou a Primeira Rainha de uma “república”.

O quarto mandato da Senhora Governadora não tem mais efeito democrático, porque confirma um campo político sem alternância e esvaziado da credibilidade competitiva. Ao lado disso, avoluma-se a negação da virtude cívica quando todos os demais indivíduos são postos na condição de súditos. Aos comuns há a privação real de vida em sociedade política: sem chances de igualdade perante a lei. Negando democracia e república ao mesmo tempo.

Essa situação anti-republicana é ampliada pela existência da supra-cidadania, os cidadãos incomuns, que são imunes à ordem e intocáveis por qualquer instituição. Tamanho é o poder e  mando personificado. Eles podem tudo! Qualquer ato solene é mera reverência das  “autoridades"-súditas (servis voluntários) aos perpétuos donos do poder. 

O Maranhão é um estado privado familiar. Somos inquilinos, ou melhor, sou um inquilino! A primeira, a segunda, a terceira, a quarta e outras posses que possam existir, não terão mais essência pública enquanto a “política” for apenas uma formalidade e o mando (formalmente regulado ou não) for      privativamente deles. Sendo assim, todos os seus governos serão os melhores para as vidas Deles! Só para as Deles!

2 comentários:

  1. Olá, lhe faço votos de que possamos no decorrer deste ano de 2011 ser um importante contraponto às poderosas mídias que existem, especialmente aqui em nosso desvalido Estado do Maranhão.Estamos seguindo seu blog e listamos como um dos indicados à leitura.Um abraço e sucesso.
    Esperança em 2011...

    ResponderExcluir
  2. G.D News
    Fico muito grato e feliz pelo prestígio. Feliz 2011! Sucesso!

    ResponderExcluir

É uma satisfação contar com seu comentário! Obrigado!

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...