segunda-feira, dezembro 30, 2013

Pesquisa IBOPE - Vejam em qual pé o sapato vai apertar.


Pesquisa de Opinião - Dezembro de 2013 IBOPE.
O item AVALIAÇÃO considero "muito arrumadinho", até demais. O quesito tem duas opções de aprovação: Ótima/Boa (máximas) e Regular (mínima), mas, só apresenta uma opção de desaprovação: Ruim/Péssima. Além disso, a opção Não sabe e/Não respondeu caiu para a metade ou um pouco acima da metade quando comparado com questões parecidas: Aprovação e Confiança. Fazendo uma comparação com outras sondagem, essa  opção Ótima/Boa, da questão Avaliação, está entre 17 a 22 (%). Na questão APROVAÇÃO o mais provável é a opção Aprova entre 25 a 28 (%). Mas essa juízo de aprovação muda mais constantemente principalmente em períodos de inaugurações de obras. Em governos bem avaliados, não é raro, o governante não  ter o mesmo índice de  intenção de voto (casos de reeleição ou disputa de outro cargo). 

Esse percentual (44%) para Confia na questão CONFIANÇA é diferenciado, no mínimo. Em levantamentos similares sobre quesito as pessoas demonstraram  imensa NÃO CONFIANÇA em todos os governos, em órgãos governamentais e governantes.  

Cabe não desconsiderar as estratificações feitas a partir do tamanho das cidades e as faixas salariais. Basta lembrar em que faixa salarial está o "mar de gente" (eleitores) e em que tipo de cidade boa parte do eleitorado vive. Enfim, depois de 45 anos à frente do poder, os Sarney ainda contam com uma  clientela eleitoral razoável. 

Disponível em:
http://www.ibope.com.br/pt-br/noticias/Documents/JOB_2726-13_MARANH%C3%83O%20-%20Relat%C3%B3rio%20de%20tabelas%20%28imprensa%29.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É uma satisfação contar com seu comentário! Obrigado!

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...