domingo, outubro 28, 2012

I golpe



Sempre erra de forma propositada.... Não pode deixar transparecer a mágica de Mandrake. O mais coerente é parecer que está certo... Se errar... erra mesmo sempre. Nada vai parecer absurdo... Estão se calçando dos dois lados. Eta vidinha "política" desgraçada....essa nossa!!

quinta-feira, outubro 25, 2012

Disputa eleitoral em São Luís e os limites do conforto da vantagem



A disputa eleitoral em São Luís, nos últimos dias, evidenciou que a estratégia paz e amor, pautada no conforto da vantagem, abriu uma situação confortável para a situação. A oposição, no momento, está aceitando passivamente a situação ficar na posição de ataque. Ao invés do atual prefeito ser pressionado a explicar a ineficácia de sua administração, ele é que está pressionando a oposição a se explicar sobre questões desvinculadas da administração municipal e dos problemas mais agudos da cidade.

Ficou mais confortável para Castelo questionar e exigir explicações, sem ter que prestar conta dos 04 anos do seu governo. Tapa assim o tempo do programa eleitoral e dos debates, coisa que não conseguiria se tivesse que explicar como alguns recursos foram empregados e em que consiste seu plano de governo para os próximos 04 anos.

Sem baixar o nível e tratando de forma técnica, as mazelas, as falhas e absurdos da administração Castelo tinham que ser expostas de forma documentada. Além de expor as contradições dos seus pronunciamentos e afirmações que não encontram comprovação na realidade.

O excesso de passividade, por conta do conforto da vantagem, premiou Castelo com uma zona de conforto. Essa economia de esforço de denúncia e informação sobre as contas da prefeitura e a qualidade das obras feitas.

Essa condição de reação de Castelo segue fielmente um roteiro de cinema (bem lembrado por Wagner Cabral). Para quê? Foi produzido para estabelecer um álibi que possa justificar uma reviravolta: Roseana se afasta, WO assume como governador, a tropa de choque do mandonismo entra com fervor na campanha do Caos, vídeo de “milícia” é produzido, policiais são presos, “pesquisa” com “empate técnico” é lançada e, para finalizar, devem jogar para o público uma suposta “vitória” no debate. O resto é máquina amiga.

O empate técnico apresentado foi estabelecido utilizando o extremo da margem superior para Castelo e o extremo da margem inferior para Edivaldo, tendo como referência a margem de erro de 3% para mais e para menos. O empate sugerido pode ser ilustrado com 44,6% (extremo da margem superior) para Castelo e 43,3% (extremo da margem inferior) para Edivaldo. Essa possibilidade estatística também pode ser usada ao contrário. Edivaldo 49,3% (extremo da margem superior) e Castelo 38,6% (extremo da margem inferior). O resulto apresentado foi 46,3% Edivaldo e 41,6% Castelo.

Método e técnicas já conhecidas, mas que ainda encontram despreocupados e incrédulos do poder da maldade dos que só sabem fazer isso. Todo esforço é pouco para quem não tem limite para a maldade.

terça-feira, outubro 23, 2012

Artérias totalitárias





O uso do terror e a exploração do medo acompanharam os modelos fascistas e totalitários no processo de ascensão ao Poder. 
O cômodo lugar superior dos puros de esquerda, de centro esquerda, moderados... somados com os indiferentes... abriram as portas para diversos tiranos tomarem o poder pelo golpe ou pela via institucional eleitoral. 
A omissão em contexto de nítido atentado à democracia... credencia qualquer segmento dito de esquerda à condição de patrono do golpe e a cúmplice dos reacionários. 
Não convergir para derrotar o que há de pior não é manter coerência, mas praticar a omissão-cúmplice. 
Quem foge da responsabilidade de derrotar estrategicamente um reacionário de direita jamais poderá ser chamado ou visto como de esquerda!

segunda-feira, outubro 22, 2012

São Luís: o inferno do ocaso político e o desespero pincelado de fascismo



Sou a favor de toda e qualquer reunião pacífica, sem armas... de qualquer categoria profissional visando melhorias na condição de trabalho, de remuneração mais digna e para exercer sua liberdade cidadã. Policiais são cidadãos. Já manifestei minha opinião sobre isso desde a greve de 2011: 

"Salta aos olhos o aumenta da carga de exigências de capacitação e especialização dos policiais. Porém, a exigência por qualificação não é acompanhada por um processo de progressão, retribuição e recompensa equivalentemente justo. O policial militar acaba vivendo à margem dos ganhos e conquistas profissionais existentes para as diversas outras categorias profissionais.


Em grande medida, o formato organizacional atualmente existente nas polícias militares está alinhado a uma doutrina, onde o ser policial implica em exercer uma espécie de “sacerdócio” cívico. O policial deve estar sujeito a todos os sacrifícios meramente por uma causa maior. Carreira policial não é sacerdócio e deve ser tratada com todos os merecimentos e garantias de carreira profissional. 


Essa doutrina pode até ter seu lado útil, mas começa a se tornar danosa à medida que é convertida em uma ideologia justificadora e legitimadora do não reconhecimento do valor do trabalho dos policiais. Terrivelmente falha e equivocada quando tenta ignorar e desconsiderar as condições reais de existência dos policiais e de suas famílias. É particularmente perversa enquanto tentativa de negar o direito de vida digna desses cidadãos."
Seria hilário se não fosse uma peça deplorável. O militar diz: "CONSCIENTIZAR". Isso é um perigo? É uma ameça miliciana? Isso só é perigoso para quem detesta Democracia e é cria do regime autoritário. Missão que não se pode revelar não quer dizer que será ilícita ou violenta. Missão pode ser uma tarefa de rotina, vários tipos de tarefa (fala típica de caserna). Qual o partido ou comitê eleitoral que não faz reunião reservada? Casotelo quer criminalizar os policiais e tirar o direito deles de ter vida cívica. 

Policiais e familiares de policiais, respondam nas urnas a esse preconceito. Isso tem uma tentativa de vingança...  por conta da Greve de 2011.

Castelo, herança da ditadura, quer criminalizar os policiais que querem conscientizar os colegas. Isso é prova cabal da sua aversão pelo regime democrático. 

Sumiram as postagens dos castelistas anti-Sarney. Só não esqueçam... que as publicações feitas em blogues, em alguns jornais estão arquivadas. Negar agora o anti-sarneísmo é vergonhoso. Humilhante. Cadê o ódio que vocês manifestavam contra o senador Sarney? Por isso... é que nunca botei credibilidade nesses que tratam com ódio o adversário e opositor político.

Vou fazer VOTO ÚTIL consciente de todas as suas implicações e com todo prazer. Nulo jamais. Particularmente diante da persistência dos fósseis autoritários. Quem acha que é tudo ou nada em campo político regulado... está perdendo tempo.. discutindo voto, sistema eleitoral. Melhor é mobilizar as massas para uma insurreição. Só assim todos os ruins podem ser impactados e expurgado pelo tribunal da verdade revolucionária (sobre isso a história está cheia de casos genocidas de doentes autoritários.. tiranos da pior espécie) . Alguma coisa é sempre alguma coisa no campo regulado. 

Quando o cidadão vota não encerra por definitivo sua participação e nem aliena seus direitos de cidadãos. Como não vejo nenhuma mobilização popular de massa para desconstruir a ordem política vigente...e, além da ausência disso, como o processo ainda goza de ampla legitimidade... 

VOU METER meu dedo com força na urna, firme! Motivado ainda mais com a aliança Sarney-Caostelo. Votar não é vender a crítica e nem abdicar dos direitos de cidadania. Depois...se não prestar... o remédio é Bigorna! 

Só ver sarno-castelistas apavorados é... sem igual! 

Sonho e questão de classe



Sonho e questão de classe..
Tenho um sonho.. de infância... descer o rio Itapecuru... desde a nascente.. até a baía de São José. Recentemente.. fiquei cheio de esperança. Bateu aquele otimismo: vou realizar esse sonho. Por que esse otimismo? Estava assinto o Jornal Hoje, da Globo... por ele fiquei sabendo que a indústria náutica estava de olho na classe C. Entre tantas coisas maravilhosas que mostraram... apareceu uma lancha de banco de couro, com equipamento de navegação, motor etc.... e tudo por R$ 23.000,00. Além da vantagem do pagamento parcelado. Nossa... pensem em uma alegria. Pensei: deve ter algo mais baratinho para a classe D ou E... Esperançoso já estava me incluindo nessas classes. Crente que ia achar um barquinho "mais baratinho". Fui ao mundo das compras.. Revirei os sites. Depois pisei no chão e resolvi circular o comércio local. Nada compatível ao tamanho do meu "poder aquisitivo". Not para o bolso de Francisco. Depois de várias frustrações... já me sentindo classe F (de francisco)... vejo esses barquinhos em uma loja. Fiquei muito alegre... poxa... enfim a mercadoria da minha classe. Olhei.. imaginei como usar.. que equipamentos poderia ser levados em tal aventura, nome da expedição etc. Bateu a curiosidade de ver o preço... Puzt!!! Para que fui fazer isso? Pergunto-me até hoje. Estava tão alegre. Lá se vai eu despencando em sonho e classe social. O preço me fez ver que nem esse barquinho está ao alcance do meu consumo. O que começou com a ilusão de ser classe D... foi baixando para F... e, em um instante, transformou-se no clarão do Z. 
É...! Sonhos existem, fetichismos existem e pobrezas também existem... e podem aparecer de forma combinada, "como síntese de múltiplas determinações" kkkkkkkk, em uma bela uma loja de shopping.

quinta-feira, outubro 18, 2012

A milagrosa multiplicação do PT de São Luís

Autor da foto não foi possível identificar -internet
O PT é um partido  de expressão eleitoral nacional, ainda forte em grandes colégios eleitorais. Sua trajetória deixou marcas positivas na nossa histórica política. Não se pode resumir tudo ao Mensalão ou com ele querer explicar todo o PT e sua participação na vida política brasileira. Existia PT e vida partidária inteligente antes de José Dirceu chegar na sigla! 

No Maranhão, porém o PT sempre foi partido pequeno e, nos últimos anos, se apequenou. Assumiu uma postura de completa servidão ao Mandonismo. Eleitoralmente tem servido de escada eleitoral de aluguel. Vide as eleições proporcionais de 2008 e 2012. 

Neste segundo turno, o pequeno PT está conseguindo um feito extraordinário:  Consegue se transformar em muitos e, ao mesmo tempo, ser bem pouco um (partido). Verdadeiro milagre multiplicativo. Cada personalidade, cada tendência, cada corrente e cada qualquer coisa está protagonizando uma adesão. Tem de tudo nesse armazém. Virou uma espécie de secos-e-molhados eleitoral. Uma faixa eleitoral para cada gosto e poder negocial. Os náufragos do sarno-petismo e castelo-petismo, e os órfãos  do petismo jacksista (da nau libertadora) também estão se movimentando, todos em busca de abrigo na estrutura do poder político. Força! "Viver não é preciso, navegar é preciso."

Repito: sou a favor de todas as ações para derrotar Castelo (via campo regulado). Mas me reservo à solidão de certas crenças. Sem querer ser melhor, prefiro manter o distanciamento - por conta do sentimento de ausência de partido - do que ficar no abrigo contingente do fracionamento pragmático do wall-stree-eleitoral. 

Torço para que a nau Holandesa suporte tanto peso e saiba alçar e lançar ao mar toda carga desnecessária no curso da navegação. Separar as boas adesões das danosas adesões é uma necessidade básica. O PT ainda tem muita gente boa e competente. Espero que esses sejam valorizados por aderirem  a essa luta contra o Caos. 

Quando chega a tempestade é preciso saber respeitar a força do Mar... 

Sou: "Um náufrago que olha com desdém as tábuas dadivosas que passam ao alcance das  mãos (...)" 

#ForaCaostelo!


quarta-feira, outubro 17, 2012

São Luís: o Portal dos Aflitos...



Portal da Amazônia (foto acima) é um projeto de saneamento e urbanismo na orla da Estrada Nova, Belém - PA.  Saneamento de 14 canais e obras de macrodrenagem foram feitas. Além da construção da avenida, que terá 6 km de extensão (quando for toda construída), indo do Mangal das Garças até a Universidade Federal do Pará.


Essa obra começou em 2005 e dispõe de recursos do BID, Governo Federal, Governo Estadual e Municipal (responsável e executor da obra) e tem recursos da iniciativa privada. Em  julho foi inaugurada a primeira etapa com 2 km. A avenida conta com seis pistas, com 70 m de largura. 

A orla, no trecho inaugurado, dispõe de ciclovias, calçadão, bancos, quiosques, trapiches, academias ao ar livre, quadras esportivas, banheiros etc. 

E nós? Qual o nosso portal? Estamos no Portal dos Aflitos. Aqui a moralidade na política está abaixo da canalhice "ética" malufista do "rouba, mas faz"! No Portal dos Aflitos o Faz some junto com os recursos. 

As praias foram despoluídas graças a uma mágica literária e uma encenação circense. Essa mágica aconteceu após os recursos federais terem chegado para custear a despoluição das mesmas. Isto é, esse dinheiro não precisa mais ser investido em saneamento. Todos, milagrosamente, já podem banhar. 

O atual prefeito, véspera das  eleições, começou a prolongar a Avenida Litorânea em 1,2 km, pouco em tamanho e em projeto, não foi acrescentado nada a mais do ponto de vista urbanístico. Não tem calçadão, ciclovia, mudas de plantas não foram plantadas, e isso a um custo de 17 milhões. Não bastando isso, foram iniciadas obras de um VLT.  Tudo a toque de caixa e os veículos apareceram para um ato performático antes da estrada de ferro ficar pronta. Pura propaganda. 

Estamos eternizando o Portal dos Aflitos! Essa é a obra! 

quinta-feira, outubro 11, 2012

Sou Contra. Contra a continuidade do pior




Material agressivo e xingamentos não compartilho, nem curto. Sou contra xingar o senhor Castelo, que já é um idoso. Muito menos aceito post de ridicularização da senhora Gardênia. Não é por aí. Porém, o que for engraçado e restrito à propaganda eleitoral eu publico. MINHA LIVRE MANIFESTAÇÃO é gozo de um DIREITO! Sou eleitor de São Luís, cidadão e assim vou proceder. Não aprovei a qualidade administrativa do senhor Castelo. Meu Voto vai ser Contra a permanência dele no poder. Respeito todos e todas que pensam de forma contrária (principalmente meus amigos e amigas), Mas SOU CONTRA a permanência do 45. 

Minha oposição a Castelo não é bolo de última hora, ou entrada esperta em festa alheia. Ao longo do governo João Castelo venho fazendo oposição - tanto aqui, nesse blogue, quanto em outros espaços. Isso sem nenhum ódio ou como forma de barganhar qualquer benefício, vantagem etc. Mas como o exercício da atividade normal da vida cívica  republicana e democrática. Assim permaneço. 

Aquilo que acredito e expresso publicamente busco colocar nas minhas ações. É essa a minha vida e como consigo  viver, como me sinto e vejo-me diante da realidade. Sei o que carrego enquanto pessoa. Não para ser melhor e nem maior, mas para ser livre!  

A Eleição  não foi inventada para exprimir qualidade. Tem sido utilizada, desde a Antiguidade, para LOCALIZAR A MAIORIA. Porém, não diz o que ela é. O voto creditado, em um campo de escolha, é sempre um instante único e transitório. Vencidos e vencedores carregam o mesmo sabor de uma situação pretérita. Foi. O voto só permanece enquanto o direito que cada cidadão carrega de participação na condução dos negócios públicos. Assim cada cidadão tem, tão-somente, sua vontade. 

Sem querer desmerecer e nem ser superior a nenhum colega de partido (PT)... optei por NÃO PARTICIPAR de nenhum grupo/coletivo de adesão à CANDIDATURA. Vários grupos estão sendo articulados no PT visando oficializar apoio a Edivaldo. Não vejo nenhuma necessidade disso. Existe uma clivagem por quantidade de votos formando  os  grupos dos mais e dos menos votados. Mudando-se ou somando-se alguns outros critérios... alguns grupos podem ser esvaziados. Esse critério é arbitrário... assim como qualquer outro. 

Por fim,  quero parabenizar todas as iniciativas visando derrotar eleitoralmente o senhor Castelo. Agradeço aos colegas de partido que me ligaram ou enviaram mensagens na forma de convite para as reuniões de adesão. Não me vejo e não sinto necessidade de participar de tais ações. Podem acreditar. Sucesso para todos os grupos! Como sou utopista... espero que respeitem meu posicionamento.

Que a derrota cai sobre Castelo! E que 2014 venha para mais uma mudança!!! 

segunda-feira, outubro 08, 2012

100% contra Castelo. Não sou neutro nem sarneísta!.



Neutralidade: máxima da adesão envergonhada e a serviço do sarneímo. Os que comungam com Lula, Dirceu e Genoíno esse campo de aliança criam uma expressão laranja de se atucanar, tudo para o bom servir ao senhor maior do mandonismo no Maranhão. 

Como não se bastasse a incoerência da submissão ao sarneísmo, agora se jogam ao pior produto político do sarneísmo: Castelo. 

Não sou dessa neutralidade reacionária. Sou 100% contra Castelo, sem cegueira e sem ilusões. Meu voto é livre e vai na direção de derrotar politicamente o senhor João Castelo.  
Com isso não estou vendendo e rendendo minha consciência, nem meu direito criticar. 
Que seja aposentado o fóssil da ditadura: Castelo. 

Mas desde já quero manifestar meu repúdio a qualquer ação de desrespeito pessoal ao senhor Castelo e a senhora Gardênia. Faço oposição política e é assim que os quero derrotar, no voto. #ForaCasotelo!


 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...