quarta-feira, março 28, 2012

VIA ÁPIA E A DESGRACEIRA GERAL DE NOSSAS RUAS



No ano de 312 a.C, em Roma, teve início a mais famosa das vias romanas: a vai Appia. Estrada pavimentada que servia aos interesses militares de Roma e ao comércio. A qualidade da construção é notável, pois até os dias atuais ainda existem diversos trechos dessa estrada em bom estado de conservação. Eram construídas com quatro camadas de materiais e revestidas com pedras. Além do meio-fio, a estrada era composta por canaletas, assegurando uma excelente drenagem. Chegou a ter 563 km.

Enquanto isso, em pleno século XXI, na cidade de São Luís, não existe um só rua ou avenida com uma pavimentação de qualidade, falta nivelamento, drenagem e meio-fio. As ruas são calçadas por inúmeros tampões de asfalto, que foram sendo jogados sobre o solo sem maiores cuidados, provocando inúmeras irregularidades e alagamentos. É calçamento que mais fura e abre buraco no mundo inteiro.  

Pode-se ver, na imagem acima, as condições atuais de um trecho ainda existente da via Ápia e, do outro lado, uma rua na cidade de São Luís recebendo mais um conserto. Vejam as condições do remendo! As vias públicas de São Luís viraram via crucis.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É uma satisfação contar com seu comentário! Obrigado!

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...