quarta-feira, dezembro 01, 2010

DARWINISMO POLÍTICO LULISTA

Em Estreito (MA) - Lula protagonizou uma cena inesperada para quem vai sair da Presidência com um índice de aprovação altíssimo, "nunca visto antes na história". Então, que fez o Presidente ficar tão irritado no Maranhão? Por que estava tão inquieto e sem humor?

Quem pensa que a irritação de Lula foi só com a pergunta sobre a “oligarquia Sarney” está enganado. O Presidente também não foi nada tolerante quando teve que responder sobre as mensagens do wikileasks, que revelam farpas entre dois ministros seus.

No ápice de sua irritação, Lula enganchou o evolucionismo e a política em só sopro de repente. O que devem ter pensado, no além, Platão, Aristóteles, Maquiavel e Darwin? Difícil saber, mas deve ter ocorrido um ai, ai, oiô, oiô ou algo assim. Aqui, é óbvio, virou uma tese na cabeça da Marilena Chaui.

Lula estabeleceu, no Maranhão, essa nova teoria evolucionária, partindo do pressuposto que tudo que é contra Sarney é um estado atrasado, ou estágio inferior da evolução política. Não bastando ele crer, quer que todos acreditem na sua crença. Lula detesta ser contrariado.

O homo sarneyus, segundo Lula, seria o estágio mais avançado da evolução política, o ápice do zoon politicus.

Nessa concepção evolutiva vale tudo para permanecer no poder, sobrevivem os mais espertos, os mais sem coerência e os que mais fogem de princípios.

Lula tem vários méritos, mas a irritação não vai tirar da sua biografia que foi o Presidente mais fiel ao maior oligarca depois de 1930 e a herança mais destacada do período ditatorial. Eis o genuíno darwinismo político lulista!

Nem todos têm essa evolução ou querem merecer tal coisa! Muitos são os que preferem a situação primitiva da coerência e da não-relativização de todos os seus princípios!
Eis a questão, Presidente!

5 comentários:

  1. Podemos discutir com seriedade a tal de "Teoria de Darwin", um mal apanhado de incongruências, ainda que enfiada na tenra cabeça de estudantes que passam a considerá-la uma "veerdade".
    Enfim, isso de SABER PENSAR não é para todos.
    Mas sem dúvida o caminho inverso da "Teoria da Evolução" está perfeitamente presente em toda a defecação verbal do apedeuta, permanente candidato messiânico a ele mesmo.
    Mais uma vez e via MARANHÃO (terra de tantas glórias e tradições, a par do malsinado e corrupto comprador de cadeira na ABL), comprova-se que o símio mais rudimentar que hoje "preside" o Brasil, descende do que foi ser humano, quando expelido para o planeta.
    É o "anti-Darwin".

    ResponderExcluir
  2. Caro Lucas,
    Muito obrigado pela visita e comentário.

    Caro Apóstolo,
    Obrigado..pelo comentário. Em 2006 (tese) fiz algumas observações...sobre essa vocação messiânica do nosso Presidente:
    "Lula-karai profetiza para preencher o fracasso da política, mais precisamente para anunciar a salvação do mal, que é a própria política. A sua profecia é também o aprofundamento da falência do fazer política na sociedade brasileira.(...)
    Vê-se através das últimas pesquisas de opinião que as camadas médias urbanas aos poucos voltaram a manifestar seu apoio a Lula, dando início, ao parece, a um Lulismo" (p. 178)
    O texto completo está na biblioteca digital da UNESP.
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  3. O resultado da "evolução" lulista é um presidente que pensa que é o dono das verdades absolutas, perfeito, com ar superior, acima dos mortais, um verdadeiro salvador. Quando posto com a verdade, a frente, tem se mostrado um amor pelo poder que faz lembrar nomes da história que foram sucumbidos pelos erros. Aproveitar a pobreza de um estado como o Maranhão para ser uma muleta de um "projeto maior" e apoiar a familia Sarney é a mostra do que se transformou um homem aprendiz de Deus.

    ResponderExcluir
  4. Não sei o que Platão, Aristóteles e Darwin pensariam, mas quanto a Maquiavel ... Duvido muito que Lula tenha lido Maquiavel, mas como disse o prof. Ed Wilson hoje no minicurso de Jornalismo Politico no IV Simpósio de Comunicação da região Tocantina em Imperatriz-MA, Lula fez tudo de acordo com Maquiavel. Portanto...

    ResponderExcluir

É uma satisfação contar com seu comentário! Obrigado!

Hoje é Páscoa.

sexta-feira, 30 de março de 2018 12:40 Hoje é Páscoa. ·         Por Francisco José A Páscoa é uma data maravilhosa, porque rep...