terça-feira, outubro 29, 2013

Sarney o século XIX e nosso tempo


Li no jornal O Estado do Maranhão, nesse último domingo (27/10/2013), a seguinte declaração do senador José Sarney: 
"Eu sempre digo que nasci no século XIX. O Maranhão na minha juventude ainda era quase igual ao tempo da Colônia e do Império". 

Dizem as sucessivas biografias do senador que ele nasceu em 1930. O Brasil Colônia oficialmente  teve fim em 1822  e o Império foi desmontado pelos "republicanos" em 1889. 
Muito interessante esse destaque feito pelo senador quanto a possibilidade de falta de sincronia dos  tempos, particularmente entre tempo cronológico (físico ou quantitativo, real, natural, da ciência, cósmico) e tempo social (histórico ou qualitativo, imaginário, cultural, da consciência, vivido).   

Essa declaração de memória do ex-Presidente é um testemunho revelador que os ventos da Revolução de 30 não chegaram no Maranhão e que nem foram tão fortes em todas as direções. Atrás da memória aparece a realidade: as constituições inspiradas no ideário liberal conviviam com práticas "políticas" destoantes.

Eu, por exemplo, nasci em 1966, mas digo que sempre vivi na República Velha, mais precisamente entre 1894 e 1930. Os ventos de 1930 nunca chegaram ao Maranhão, mesmo em pleno século XXI.

O senador está corretíssimo! Viva o nosso atraso!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

É uma satisfação contar com seu comentário! Obrigado!

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...