quarta-feira, janeiro 30, 2013

(com alterações) O Brasil está virando abóbora antes da meia-noite.


Autor da foto: Francisco José Araujo

O país vai, vai sem publicização e transparência, em arrumes de crescimentos econômicos sem a conversão dessas riquezas em benefícios reais para o povo. A cidadania e qualidade de vida não avançam combinados com os números da comemorada 8º economia do mundo. O Estado foi loteado e o espaço público esvaziado pelo definhamento da política. A Política no Brasil está paralisada na sua essência por uma guerra imaginária de dois irmãos siameses: PT e PSDB. Esses partidos são partícipes de uma arena política partidária, onde a autonomia partidária não está vinculada a projetos políticos mais amplos e a posições de interesse público de base nacional. Hoje não temos o que deveria ser oposição política. De um lado ou de outro temos ajuntamentos corporativos de lobistas em busca da manutenção de interesses privados. 

O que é governo e o que é oposição não estão destituídos de projetos políticos de desenvolvimento que garanta ampliação democrática de cidadania e efetivação de marcos públicos republicanos. O povo não é prioridade em termos de desenvolvimento e garantias. Ainda padecemos com carências de infraestrutura e possuímos péssimos indicadores sociais. Saneamento, educação, saúde, segurança e transporte no Brasil ainda são inferiores a países de economia menos pujante e funcionam com baixíssima qualidade.

Temos os carros mais atrasados tecnologicamente, de qualidade inferior e pagamos mais caros por eles. As montadoras, em geral, fazem aqui um subproduto para nos oferecer a preço de ouro. Temos um péssimo serviço de telefonia móvel, que funciona com tecnologia defasada. Para completar o tormento temos estradas péssimas e a inexistência de trens de passageiros em um país de tamanho continental. 

Somam-se a isso as cenas dramáticas da péssima qualidade do atendimento médico hospital. Nesse conjunto ainda temos as sucessivas farsas e enganações dos planos de saúde. O petróleo é nosso e a Petrobrás um orgulho nacional. Constantemente aparecem notícias de mais uma descoberta de uma reserva, de mais petróleo. Tem pré-sal etc. Mas a gasolina é ruim, toda misturada e cada dia que passa ela fica mais cara.  E assim o Brasil está virando abóbora antes da meia-noite. Porque desde cedo estamos no escuro. E agora?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

É uma satisfação contar com seu comentário! Obrigado!

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...