sábado, dezembro 29, 2012

Previsões Previsíveis ou Não













Antes de tudo... o oráculo da pedra caída... deseja que todos e todas lembrem da máxima do grande guru não-guru, Millôr Fernandes: “Nada é tão ruim que não possa piorar”.
1-      Inúmeros apadrinhados e clientes ou cabos eleitorais estarão desfrutando de DAS sem nenhum preparo ou vontade de realizar algo em prol do bem comum, do interesse público. Tudo da conta do pai – em governos municipais (também, porque no estadual é ser redundante demais);
2-      Nacional A oposição e a situação política continuarão sem fazer nada pelos cidadãos e promovendo escândalos com distração;
3-      Nacional - Os políticos reajustarão seus salários bem acima do percentual de reajuste do salário mínimo;
4-      Os salários dos professores continuarão baixíssimos;
5-      O tema Sarney será predominante no Jornal Pequeno;
6-      O Maranhão continuará liderando alguns índices negativamente;
7-      Os comentaristas do canal Combate continuarão dizendo que o MMA é o esporte que mais cresce no mundo;
8-      Faustão e Luciano Hulk continuarão enchendo nos horários dos finais de semana;
9-      Galvão continuará narrando e fazendo análise de todos os esportes;
10-   Centenas de milhares de exorcismos serão feitos nas madrugadas, tudo televisionado;
11-   Milagres continuarão sendo vendidos por pregadores que tratam Deus com um empregado seu: ordenando a Ele o tipo de milagre, o local, a hora e as pessoas que devem ser agraciadas;
12-   O diabo continuará possuindo pessoas nos mesmos templos que o exorcizaram no dia anterior. O maligno continuará batendo ponto todo dia nesses templos;
13-   A palavra sagrada será pregada acompanhada de um texto com os números das contas bancárias e as respectivas agências. Tudo para um depósito da salvação;
14-   Graças, bênçãos e salvação serão vendidos por dízimos;
15-   Os aspirantes a intelectuais contestadores, progressistas e de esquerda continuarão a fazer críticas inéditas à Igreja Católica: latifundiária, Inquisição, pedofilia, contra-o-aborto etc;
16-   Milhões de pessoas iniciarão o Ano de 2013 vestidas com roupas brancas;
17-   Milhares de pneus de carros furarão. Furos provocados por pregos e parafusos;
18-   Textos inéditos, ou traduções mais fiéis, ou coletâneas completas de pensadores e escritores famosos serão publicadas;
19-   Serão lançadas obras literárias e filmes que os críticos vão classificar como as melhores dos últimos tempos;
20-   Planos de Saúde, TVs por assinatura, Empresas de Telefonia móvel, Empresas de sinal de internet e Companhias de aviação continuarão cobrando acima do que elas oferecem e prestando péssimos serviços.
21-   Milhares de previsões não acontecerão e ninguém que as fez aparecerá para explicar os motivos do fracasso da previsão.
Recentemente ouvi o Zeca Baleiro dizer: “Todo mundo agora quer fazer previsões”. Realmente parece que vivemos uma era que todos buscam fazer previsões, ser o primeiro a dizer, o primeiro a acertar isso ou aquilo. Todos estão ávidos por saber o que vai ser. Certamente o conjunto das referências sociais (simbólicas etc.) dão sinais de fraqueza e a incerteza passa a ocupar boa parte das mentes. 

quarta-feira, dezembro 19, 2012

Noel Walker... Keep Walking




Creio na existência de Papai Noel, mas não creio em Papai Noel. Meu Natal é aquele mesmo cristianizado, tem relação com Jesus. Mas não acreditar no Papai Noel é uma coisa e não perceber um dado na realidade é outra coisa. 

Nossa realidade social é nitidamente marcada por ofertas tentadoras de consumo e cheia de mercadorias. Mercadoria é mercadoria, não pode ser confundida com qualquer coisa, objeto. Presente é uma coisa boa, gratificante. Existe presente em diversas culturas, e desde épocas remotas. 

Papai Noel é perfeito para a forma de presente mercadoria. Não quero também dizer que todos os presentes que serão recebidos e dados, em breve, são mercadorias. Porém... o Papai Noel vermelhinho é a forma mais perfeita para propagar e manter o presente na condição de mercadoria. Porque afirma a doação. Aí mora a grande construção desse negócio. Esse bom velhinho ganhou força quando a Coca-cola o tornou vermelho, velhinho e grudou nele sua mensagem de amor, fraternidade e faturamento através do seu líquido preto gasoso, vendido como essencial para satisfação da vida.Uma felicidade líquida,perfeita para o mercado.

Hoje Papai Noel reina feliz vermelhinho em qualquer comércio. Em que pese a camisa de força do capitalismo, há sempre a possibilidade de se estabelecer um novo sentido. Mesmo comprando algo (uma mercadoria) vários sentidos podem ser postos no ato seguinte, particularmente no que envolve o ato de dar e receber. E sentido é o que a existência nos exige todos os dias. Felizes sentidos... É Natal.

sábado, dezembro 15, 2012

O PT de 2014 e alguns petistas

Foto original: Folha. 

Não existe mistério e nem possibilidade outra para o PT/MA em 2014... vai rumar junto com os Sarney. Fatura certa. Sarney mais uma vez está liderando a blindagem de Lula e nesse universo é dando que se recebe. gestos de retribuição e o interesse pela manutenção do poder pesam. 

Quando Lula disse que Sarney era uma cidadão incomum não estava só constatando a enorme e brutal verticalidade e distanciamento existente no Brasil, onde uns sobram em ter direitos, mas também auto-denominando-se com ser dessa espécie: cidadão incomum. 
Ainda vai render e vender manchetes, porém a carruagem vai para além do mensalão. Sarney e Lula seguem parceiros para 2014. O Maranhão é um detalhe pequeno para os dois. Onde tudo pode ser conversado.

Sobre o episódio Mensalão: tudo é verdade e muito de tudo é pura mentira. Há fatos e existem também os oportunista de ocasião tentando se beneficiar empreitando  vingança. Reflete um pouco um ódio endêmico de parte das elites brasileiras por aquilo que eles veem como povo, os inferiores. O outro lado, são os fatos comprovados. 

No Maranhão, esse eito tocado por mandões, mandões, repetido para destacar a pluralidade de exemplares dessa espécie, não há muito o que esperar, em 2014 o próprio senador Sarney estará pessoalmente na disputa eleitoral. Domicílio eleitoral regressado para São Luís, ele está hábito a ficar com a única vaga para o Senado em disputada em 2014. Não se tratar de gostar, querer, desejar, torcer... mas ver o que está sendo construído dia a pós dia. Qual o adversário com articulação e apoio em todo o Maranhão?  Sarney tem voto e admiradores em todo Maranhão, gente que vota na família ao menos 40 anos. A vitória de João Alberto sinalizou muito bem essa possibilidade, particularmente quando venceu José Reinaldo, em um momento que o ex-governador gozava de muito mais prestígio. Dos nomes conhecidos: José Reinaldo, Vidigal, Castelo, Roberto Rocha quem vai se lançar na aventura de disputar uma vaga ao senado? 

O próprio quadro do que se denomina anti-Sarney e oposição a Sarney ficou diluído, perdeu tons de contraste mais nítidos. Os anti/opositores operam nos mesmos moldes dos Sarney, boa parte foi ou é aliada de Sarney. O Presidente do Senado e Ex-Presidente, José Sarney, ineditamente na história republicana, homogeneizou todo um campo político decompondo as distâncias de tons. Aos olhos do eleitorado não é tão significativa a diferença de cor. Isto é, Sarney não diminuiu seu desgaste, mas trabalhou sistematicamente para desgastar os seus oponentes. Contra ele é preciso inventar um qualitativo novo e diferenciado dos que já foram usado até aqui. Motes com marcos cisórios entre esquerda e direita não funcionam para a grande massa do eleitorado, tampouco o de moralidade (existem corruptos de altíssima patente de todos os lados)... O que resta? Só inventando. A Política também carece de invenções, sempre! 

Não só isso, a grande massa das gerações recentes tem pouco ou nenhum envolvimento militante, não possuem posição política militante, mais ideologizada. Ao contrário, a maioria tem uma enorme fluidez de posicionamento, pragmatismo fisiológico, opinião de circunstância, com base em recompensa pessoal imediata. Vide parte do adesismo a Castelo. 

O senador Sarney tem um eleitorado cativo em São Luís, independe de se gostar ou não disso.  Se ele obtiver 20% dos votos válidos de São Luís tudo vai ficar muito fácil, principalmente se ocorrer uma enorme pulverização dos votos de oposição, dos votos contrários a sua candidatura. Se os adversários forem figuras já carimbadas e em enorme quantidade, o senador do Amapá já sai em vantagem. Em que pese os votos contrários em Imperatriz, Caxias, Timon, Codó, Açailândia, Santa Inês, Bacabal, São José de Ribamar, ao seu favor ainda existem duas centenas de municípios, onde o voto de opinião, mais livre e ideológico tem menor peso. Nesse Maranhão profundo as máquinas municipais e a estadual podem  criar adesões e votos significativamente. Tudo vai depender do mínimo de votos alcançados nas grandes cidades e do tamanho de favor (máximo) alcançado pelo prefeitos das pequenas. O quadro pretendido é para o senador vencer por WO. 

O PT tem rumo líquido e certo em 2014: segurar a bandeira de Sarney (senador). Não importa qual ala, corrente, coletivo, tendência esteja presidindo o PT, o partido estará a serviço dos Sarney. Por quê? Porque Lula, Dilma e Dirceu querem. E tudo novamente justificado em nome do projeto "nacional". O que pode ser novo é que além dos velhos petistas estarem trabalhando para Sarney,  velhos sarneístas estarão operando dentro do PT. O PT pode ficar não só aliado, mas diretamente comandado pelos Sarney. A figura intermediária, hoje desempenhada por Maca (senhor Washington), ser suprimida. Isso abre uma questão imediata: qual as possibilidades de reeleição de Dutra e Bira nesse quadro? 

Quem ficar no PT até outubro de 2013 não vai poder somar a qualquer outra candidatura fora do campo de controle sarneísta. Quem ficar no partido vai ter que se submeter a seguir as candidaturas dos Sarney, de bom gosto ou a contra-gosto. 

A outra possibilidade de desenrolar é da conciliação. Caminho bastante provável nas pretensões de Lula e Dilma. O senador Sarney teria uma oposição branda a sua candidatura, ficando no embate direto consigo mesmo, prestando conta da vida política e do seu mandonismo sobre o estado durante quase 50 anos. Em compensação aceitaria a perda do governo estadual. Aceitar aqui é tão somente, perder e não levar. Aqui já ficou provado que se ganhar pode não levar. Isso não vai significar uma facilitação ampla. Certamente o senador Sarney vai buscar ter a ampla maioria da bancada de deputados federais e estaduais. A maioria da bancada de senador já está garantida, a questão é só manter o 100%. 

Aposentar-se com um mandato fora de seu estado natal tem um ar de humilhação, isso parece algo que o senhor Sarney não quer em sua biografia, tantas vezes remodelada. Nessa conciliação sobraria ao "PT" não-sarneísta a condição de cachorro que caiu do carro de mudança em uma noite escura e chuvosa. Pois todos os lados estarão em concertação e somente eles em desconcerto. Lula e Dilma sabem que grupos parlamentares nacionais e forças regionais existem e alguns são bem maiores e mais poderosos do que qualquer partido, pois é um coletivo que se articula em diversas legendas e em diversas bancadas estaduais. Isto é, pesam na hora de aprovar e vetar diversas matérias no Congresso. A principal oposição ao mando do grupo Sarney também compõe a base aliada do governo Dilma. Não haverá nada de muito escandaloso nessa transação. Vide as posições no quadro geral.                                                                                                                                           

Em boa parte essa configuração política maranhense é produtora e produto de uma cultura totalmente mistificadora da base objetiva concreta. O jogo passa a ter dimensão performática e espetacular intensas que, em maior parte do tempo, é só simulação da realidade e não propriamente a realidade (formulação baseada na noção de Baudrillard de simulação e simulacro). Alguns tensões nesse campo são frutos de crenças, quando o ator começa à acreditar cegamente que as suas representações são as únicas possíveis diante de um real coisificado e, ao mesmo tempo, sacralizado como a grande verdade real.  

A mudança não é só vencer eleitoralmente Sarney, mas também superar o que ele produziu: a oposição a ele existente até hoje. 

Não existe PT para fora dos Sarney em 2014. Qualquer outro projeto é inviável dentro do PT.  



quinta-feira, dezembro 13, 2012

Em nome do Mandonismo


Russeff foi para Rússia
Temer para Portugal
Russeff Temer Maia
Maia rumou para o Panamá
E Nós vamos indo bem mal....
Cara a cara com o passado presente...

domingo, dezembro 09, 2012

Pescadinha eviscerada e o Ego



Pescadinha eviscerada e o Ego.


Hoje às 14:30 o acadêmico foi para sua academia (de malhar) cumprir as recomendações médicas. 

A academia estava de feriado no horário da tarde. O que fazer? Supermercado (pensei). 

Lá estou no supermercado tentando pensar no que levar para jantar... quando me deparo com a pescadinha eviscerada. Poxa, que coisa chique! Mas, congeladinha toda. Feia, parecendo um fóssil. O preço, no entanto, uma maravilha: R$ 7,00 o Kg.Tudo bem. O  jantar vai ser isso aí, pensei. Logo chega uma senhora e pergunta: "Esse peixe presta?" Apontando para a pescadinha eviscerada. Respondi: Não sei. Mas, ela consegue ser mais feia do que eu. No mesmo instante a senhora falou: "Moço, você não é feio, não. É bem bonito!" Agradeci o elogio e fui para o caixa com minha cesta. Na entrada do caixa fiquei entalado... Meu ego estava hiper-mega inflado. Receber um elogio desse não acontece todo dia..ainda mais de uma senhora beirando seus 70 anos. 
Desentalei e comecei a colocar a mercadoria na esteira do caixa. Eis que a pescadinha esviscerada de R$ 7,29 o Kg apareceu com um valor superior a R$ 8,0 pesando 0,472 kg. Nessa hora o ego ficou verde. Perguntei: Como uma quantidade menor que um quilo pode ser mais caro do o quilo? A moça do caixa: Não sei. Só o senhor voltando lá no setor de pescado, onde pesaram. Fui lá e perguntei para a atendente: Senhora, como deu mais de oito reais esse peixe se não tem nem um quilo aqui. O preço do quilo está em R$ 7,29. A moça pega o saco com as pescadinhas e diz: Eu pensei que fosse camarão! Interroguei: Camarão? Isso. A senhora não viu o que estava aqui dentro? Ela sorridente respondeu: Eu vi o senhor ali parado e pensei que tinha pego o camarão.
Pois é.... a moça da pesagem pode pensar diferente do que você realmente está levando. E assim... a festividade do Ego durou pouco. 

Obs.: Não acredito nessa negação absoluta à vaidade e aos exercícios do ego. Principalmente quando é montada para figurar uma consciência política superior. O excesso é uma outra coisa..mas o ego... precisa de um alimento de vez enquanto... nem que a euforia só dure até você chegar ao caixa.

sábado, dezembro 08, 2012

IGC e "geralizada" fórmula de qualidade de Mercante: as piores agradecem a salvação.





Educação não é um valor entre nós. Eis o primeiro problema da educação no Brasil. Saiu o IGC e o Ministro da Educação disse que houve melhora "generalizada". Ok. Quase ninguém ligou e tão pouco o assunto foi devidamente debatido. 

A questão é o que melhorou. Não tenho dúvida que melhoras aconteceram, principalmente para as instituições de ensino que pouco investem ou não investem nada em pesquisa e em  quadro de profissionais mais titulados. Melhorou. Sim, porque com as alterações feitas pelo ministro nos critérios de avaliação atendeu as reivindicações dos empresários e empresas do ensino. 

Assim, diversas IES não tiveram suas notas rebaixadas ou não repetiram suas notas insuficientes e vão continuar funcionando normalmente. Além de poderem permanecer usufruindo de programas governamentais: Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), cuja exigência é nota 3 para a IES. 

Para completar o saldo, de quebra reduziram em 5% o peso do número de doutores e só aumentaram em 2,5% o número de mestre. Moral: aumentaram em 2,5% a possibilidade de contratar especialistas e graduados para lecionarem. Aumenta a margem de lucro fácil. A McDonaldização do ensino agradece. Agora só não vai se sair bem nessa avaliação mercadantiana ou mercadológica quem não contratar um bom escritório de arquitetura. 

sexta-feira, dezembro 07, 2012

Das quatro só deu 3 - IGC Inep-MEC




No IGC Inep-MEC. As quatro Universidades do Maranhão ficaram empatadas no 3. Vejam: 

298 - UFMA - Pública - (2,80) = 3;
306 - UEMA - Pública - (2,11) = 3;
338 - IFMA - Pública - (2,27) = 3; 
447 - UNICEUMA - Privada - (2,05) = 3. 

Os critéri
os foram modificados e, nessa última avaliação, o número de doutores não teve a mesma importância que na última avaliação. O maciço das IES está nas pontuações entre 3 e 1. Abaixo de 3 é um tipo "reprovação". Lista completa está disponível em
:

quarta-feira, dezembro 05, 2012

Nossa Via para o...


Seguindo os conselhos... Lá vou eu. 
Quando retornei hoje de Itapecuru Mirim.. peguei aquele desvio da bR 135 que vai lá para as bandas do Itaqui. Pois bem, isso tudo era para evitar o engarrafamento da Rotatório do Tirirical... Nossa... haj
a chão... uma vida sem passar ali. Descobri onde o local para pegar ferry boat. Fiquei impressionado com alguns empreendimentos já em atividade ali. 

Descobri que pedrinhas caem da carroceria de uns caminhões e acabam batendo no vidro do carro que vai atrás: fertilizante. Eles fazem carregamento em um indústria de fertilizante instalada nessa região. 

Enfim... segui viagem ....e eis que vejo que não tem como fugir de engarrafamentos. Do Anjo do Anjo da Guarda até a Madre de Deus... o trânsito é louco...e perto da barragem é um engarrafamento bárbaro. Consegui escapar....

Logo rumei no sentindo Reviver... Eis que vejo do outro lado da pista um enorme engarrafamento (foto)... sentindo Praia Grande/Ceprama.  Pensei 'agora vou pela ponte Bandeira Tribuzi e rumo para as Holandeses'.

Sobre a ponte está engarrafando... piorou com aquela brilhante ideia de levar aquele sinal e aquele contorno mais para perto da cabeceira da ponte... aquele para ir para o shopping. Nunca vi tanta engenharia.. Mil e um sinais para poder dar acesso a um shopping. Demorou, demorou..mas cheguei nas Av. dos Holandeses (quero saber o dia que vamos ter uma avenida para nos homenagear, tipo: Avenida Maranhenses ou com o nome de gente do nosso povo. Só sabem fazer homenagem para esses colonizadores?). Xiiiiiii. Mais engarrafamento. E aí não tinha como escapar.. até chegar na rotatória... Nem pensei muito.. fui na direção do antigo 04 rodas... visando pegar a ampliação da avenida litorânea... Eta... saga. Depois de dobrar para esquerda, direita, esquerda, direita, esquerda, direita... saí na rotatória do olho D´Água.... 

É assim... mas isso parece ser do consentimento e agrado da maioria... Vide a conformação com essa
... D...

domingo, dezembro 02, 2012

Chacal e a poesia marginal..



Na foto: o poeta Chacal, ontem (01/12/12) no Ceprama. 
O poeta fez uma palestra abordando sua trajetória literária, destacando sua participação no movimento que denominou de poesia marginal. Marco cultural da década de 70/80. 

Na sua definição a poesia marginal surgiu como um cordel urbano precário, tentava colocar no papel e para os olhos as influências do pop e rock n' roll e marca o início das experiências urbanas de uma sociedade de consumo. "Fala do que as pessoas faziam no cotidiano". 


Afirmou que, no início da sua carreira poética, não conhecia muito de poesia. Sua ideia de poesia era a da escola, a poesia clássica e parnasiana, e que as via como chatas. Desconhecia Bandeira e tantos outros poetas modernistas. Até que um dia conheceu a obra de Oswald de Andrade e achou ali a maneira como queria fazer poesia. 

Os primeiros livros foram impresso através do mimeógrafo a álcool e vendidos por ele mesmo nas ruas. Confessou que logo no início a poesia marginal foi duramente criticado pela academia (centro acadêmicos: universidades etc) que a denominou de poelixo. Os primeiros reconhecimentos aconteceram por partes de artistas como Caetano, Gil, Torquato Neto.. 

Há vinte anos coordena um projeto cultural que promove saraus, recebendo patrocínio da Prefeitura do Rio. Segundo o poeta, é assim que consegue pagar suas contas todo mês.

"quanto mais louco lúcido estou
no fundo do poço que me banho
tem uma claridade que me namora
toda vez que eu vou ao fundo

me confundo quando boio
me conformo quando nado
me convenço quando afundo

no fim do fundo eu te amo"

Delírio Puro - Chacal, 1972. 

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...