terça-feira, janeiro 01, 2013

Economia e Supermercados


Nos últimos dois anos os preços dos alimentos ganharam aumento em todas as grandes redes de supermercados. Lentamente e continuamente os setor de supermercados estão adotando a remarcação continuada. Em alguns períodos adotaram os acréscimos sob a justificação de entre safra. Mas isso foi progredindo para um crescimento de custo dos itens básicos da alimentação.
No início de 2012 essa prática já estava mais visível e praticado com maior frequência. No entanto, não ocorreu nenhuma ação governamental visando com bater essa especulação e inflacionamento. Atualmente as remarcações são diárias e várias de itens em itens de centavo a centavo.
Por outro lado, com os constantes reajustes nos preços dos combustíveis, corre-se o risco do retorno da cultura inflacionária que, em cadeia e sem motivo suficiente e correlato, aumentava-se os preços de produtos e serviços porque o preço do combustível aumentou. Ora, os supermercados estão querendo promover uma forma de acomodação e aceitação da alta de preços continuada. Qualquer elemento ou fato pode servir de justificativa da alta dos preços com esse processo de acomodação e aceitação.
é comum um produto ser retirado das prateleiras e substituído por um similar de outra marca e depois retornar com o preço acima do valor anteriormente cobrado pelo produto.
Essa estratégia de aumento está corroendo o poder aquisitivo dos trabalhadores, principalmente quando eleva o valor dos itens da alimentação básica do brasileiro. É hora de o Governo agir, sob pena do baixo índice de crescimento ser conjugado a uma elevação da inflação, no exato momento em que o Brasil vai bancar dois caros eventos: Olimpíadas e Copa do Mundo. 
Este novo ano vai ser um teste da capacidade da equipe econômica do Governo Dilma de responder a cenário econômico internacional adverso. Até aqui, desde o Real tudo foi marola diante da nossa economia. 
Qual vai ser o fenômeno agora? Qual a estratégia real de retornar o crescimento e conter a inflação? Está na hora do Governo Dilma começar a dizer. 


 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...