quinta-feira, agosto 23, 2012

O que Castelo não disse no Horário Eleitoral: rio Gangan





Como prometi... Aqui está algo contrário ao que foi dito no horário eleitoral gratuito. Primeiro, a omissão. No programa do atual prefeito não foi dito que a obra no rio Gangan tem Recursos Federais no valor R$ 7.687.626,11... do Ministério das Cidades, parte do PAC 2.

Segundo, a propaganda diz que TODO o rio Gangan recebeu obras, na placa diz "trecho" e na realidade, para quem quiser ver.... o rio continua seu curso para além desse trecho em obras. Basta ver as fotos.  Essa parte da "ponte" fica no prolongamento da avenida Mato Grosso, pós cruzamento com a Rua Gal. Arthur Carvalho, no Turu. 


Terceiro, por diversas vezes a Prefeitura vinculou propaganda falando de uma ponte para completar a ligação entre a Estrada da Vitória e a rua Gal. Arthur Carvalho. Obra importante e que facilitaria o acesso entre Turu e a Cohab/Cohatrac. Mas nunca foi feita... só existe enquanto promessa. 


Eis o que há no local. Apenas duas bases inacabadas, abandonadas no local... Não existem equipamentos no local, nem qualquer pessoa trabalhando. A ponte que existe é essa de madeira, improvisada pelos moradores. Observem.. o jumento entre as duas bases. Será que o lombo desse animal é a ligação entre as duas bases? Absurdo essa propagando do prefeito.


Essa obra de concretamento da calha do rio não tem nada de sustentável como anuncia na placa. A calha natural, não impermeabilizada, é mais vantajosa, conforme estudos recentes feitos por urbanistas. Além de manter a vegetação e plantas que servem para limpar a água, há infiltração, absorvendo parte do volume da água no subsolo. A calha natural também reduz a velocidade da água durante o escoamento... quando ocorre enchentes. Na calha concretada a água escoa muito mais veloz e torna-se mais destrutiva. Por outro lado, não tendo infiltração e com a crescente impermeabilização das margens, essas calhas alteradas tendem a transbordar mais rapidamente durante o período de chuvas.


Além disso, é um absurdo condenar um rio a ser um canal de esgoto. Por que não construíram galerias e tubulações para receberem os esgotos domésticos? Por que não buscaram livrar o rio dessa poluição por esgoto? 


A placa diz que 10 mil famílias serão beneficiadas. Vejam essa rua paralela ao canal e bem próxima dessa placa. Que benefício as famílias das crianças que estudam nessa creche estão tendo? Como chegar nessa cheche? Isso você não viu nas imagens aéreas sobre as obras do rio Gangan. Faça uma visita e tire suas dúvidas.

 SEM PROPOSTAS - ELEIÇÃO PRESIDENCIAL 2022 O que tem movido os eleitores brasileiro diante das candidaturas à presidência da República este ...